
O governo francês está trabalhando para acelerar a transferência dos moradores em situação de rua de Paris para outras partes do país nestes últimos meses, para diminuir parte da pressão com os serviços de abrigo de emergência capital.
A sede dos Jogos Olímpicos de 2024, Paris não está tendo capacidade para abrigar as pessoas em situação de rua. De acordo com o Governo, de 50 a 150 pessoas estão sendo levadas para um dos dez locais a cada semana, por toda a França.
As autoridades negam qualquer ligação com os Jogos Olímpicos, porém algumas ONGs e autoridades acreditam que o evento é parte da razão para essas realocações.
No ano de 2022, 50 mil pessoas em situação de rua foram alojadas em hotéis e, agora, em média 5 mil desses locais foram cancelados, o que mostra o aumento de pessoas desabrigadas.
Desde abril de 2023, 1.800 moradores em situação de rua foram transferidos de Paris para outros locais, a maioria migrantes, segundo a Delegacia Interministerial de Alojamento e Acesso à Habitação (Dihal), um grupo governamental que reúne o Ministério do Interior e o Ministério da Habitação.