sábado, 14 setembro 2024
REFORMA MINISTERIAL

Planalto confirma André Fufuca e Silvio Costa Filho como novos ministros de Lula

PP e Republicanos passam a fazer parte da base de Lula no Congresso, comandando os Ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos
Por
Isabela Braz
Da esquerda para a direita, André Fufuca, Alexandre Padilha e Silvio Costa Filho. Foto: Divulgação/Planalto

Após semanas de discussão e adiamento da decisão sobre a ingressão do centrão para as pastas do planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nessa quarta-feira (6) a reforma ministerial, com a ingressão dos deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).

Fufuca assumirá a pasta do Ministério do Esporte no lugar de Ana Moser, que deixa a pasta e seu cargo no governo por definitivo. Já Silvio Costa Filho assume o Ministério dos Portos e Aeroportos, no lugar de Márcio França, que agora passa a assumir o novo Ministério das Micro e Pequenas Empresas – a 38ª pasta do comando de Lula.

Entre os corredores do Planalto, Márcio França e Ana Moser não teriam ficado muito contentes com a saída de seus ministérios, mas por questões institucionais aceitaram.

A ex-ministra se manifestou por meio de uma nota divulgada pela pasta, que diz ver “com tristeza e consternação a interrupção temporária de uma política pública de esporte inclusiva, democrática e igualitária no Governo Federal, mas entende que esse caminho apenas começou a ser trilhado”.

“Tivemos pouco tempo para mudar a realidade do Esporte no Brasil, mas sei que entregamos muito, construímos muito e levamos a política do presidente Lula aos que tivemos contato de norte a sul deste país. Continuarei lutando e contribuindo para uma política pública de esporte que seja para todas, todos e todes. Agradeço aos que tiveram comigo percorrendo este caminho curto e árduo”, disse Ana Moser.

Em sua rede social, o ministro Márcio França não relatou opiniões sobre sua troca de ministério, mas teceu elogios a Silvio Costa Filho, dizendo que ele “ajudará na tarefa de promover a União e Reconstrução que o BR tanto precisa”. França saudou Lula por trazer o partido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o congresso

NOVOS MINISTROS

Em suas redes sociais, o Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha apresentou os novos ministros, após a saída da reunião onde foi formalizada a presença dos deputados no governo. “Esses são dois colegas deputados que já jogaram no time do Brasil e de Lula no primeiro semestre. Agora o time sai mais reforçado ainda para esse segundo semestre, para a gente fazer com que o Brasil continue crescendo”, diz Padilha.

André Luiz de Carvalho Ribeiro, conhecido como André Fufuca, está na política desde 2010, quando foi eleito Deputado Estadual pelo Maranhão apenas com 21 anos. Desde 2015 vem ganhando eleições no cargo de Deputado Federal, tendo 2 mandatos e atualmente é líder do seu partido – o mesmo de Arthur Lira – na Câmara dos Deputados. Com 34 anos é o ministro mais novo atualmente.

“Me sinto honrado pela oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do esporte brasileiro e de trabalhar ainda mais pelo meu País”, disse em publicação na rede social X (antigo Twitter).

Silvio Costa Filho também está em seu segundo mandato como deputado federal por Pernambuco, mas teve em sua carreira, cargos na Secretaria de Cultura do Estado e um mandato como Deputado Estadual.

“Vamos juntos dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras, com o setor produtivo nacional, governadores e governadoras de Estado, prefeitos e prefeitas do Brasil para que, de maneira coletiva, possamos avançar na agenda do desenvolvimento econômico e social do país”, disse o novo Ministro em seu Instagram.

A nomeação e posse serão realizadas após o retorno de Lula da Cúpula do G20 – grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo –, na índia, acontecida nos dias 9 e 10 de setembro. Lula embarca nesta quinta (7) para o evento, onde assumirá a presidência do bloco econômico.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também