Filas grandes, desconfortáveis, poucos atendentes disponíveis e urgência para solicitar um serviço público. Vários idosos já passaram por essa situação. Mesmo com atendimento prioritário, alguns serviços públicos não são tão eficientes quanto a internet. Para facilitar e agilizar o atendimento à população com mais de 60 anos, o governo federal ampliou a rede de atendimento de alguns serviços essenciais – solicitação de aposentadoria, perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualização de dados cadastrais, solicitação de pensão por morte, entre outros – para a web.
Para homens ou mulheres que contribuíram durante o período mínimo – 35 e 30 anos, respectivamente – exigido pelo INSS, a solicitação de aposentadoria pode ser facilmente preenchida na nova plataforma. “Buscamos a transformação digital dos serviços públicos e a oferta em canais digitais simples e unificados. O cidadão, em especial o de mais idade, pode agora acessar o portal Gov.br e realizar diversos serviços sem sair de casa. Isso é bom para todos, ainda mais em um momento delicado para a saúde dessas pessoas”, ressalta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.
De acordo com os números apresentados no portal Gov.br, 1.836 serviços estão disponíveis no site. O número representa 54% de todos os serviços oferecidos pelo governo. Destes, oito serviços apesentam mais de 500 mil solicitações anuais.
Veja quais são os mais solicitados:
– Solicitar aposentadoria por tempo de contribuição: 1 milhão de solicitações anuais;
– Atualização de dados cadastrais: 1 milhão de solicitações anuais;
– Solicitar benefício assistencial à pessoa com deficiência: 796 mil solicitações anuais;
– Solicitar cópia de processo no INSS: 729 mil solicitações anuais;
– Cadastrar ou renovar procuração: 704 mil solicitações anuais;
– Marcar ou remarcar perícia médica no INSS: 585 mil solicitações anuais;
– Solicitar pagamento de benefício não recebido: 512 mil solicitações anuais;