quarta-feira, 24 abril 2024

Idosa faz vídeo ironizando diagnóstico de câncer no pulmão

Inês Chaim, de 71 anos, viralizou no TikTok após compartilhar alerta sobre cigarro

Vídeo gravado por aposentada durante a quimioterapia viralizou no TikTok — Foto: REPRODUÇÃO/TIKTOK/BBC

Quem mandou fumar? Agora é quimio para se tratar. Fodeu!, canta a aposentada Inês Chaim, de 71 anos, enquanto passa por uma sessão de quimioterapia contra um câncer de pulmão.

O vídeo foi compartilhado por ela no TikTok e viralizou na plataforma, na qual acumula mais de 9,4 milhões de visualizações e 1,2 milhão de curtidas.

O modo como Inês ironiza a doença chamou a atenção de muitas pessoas. “É o meu jeito, não levo as coisas muito a sério”, diz a aposentada à BBC News Brasil.

A publicação, avalia Inês, é uma forma de conscientizar as pessoas sobre os malefícios do cigarro. Ela foi fumante por mais de quatro décadas. “Sem dúvida nenhuma, a doença foi causada pelo cigarro”, diz a aposentada.

O tabagismo ou a exposição passiva ao tabaco são apontados como importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é associada ao consumo de derivados do tabaco em 85% dos casos.

No fim do século 20, ainda segundo o Inca, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de mortes evitáveis. Em 2020, dado mais recente, foram registradas 28.620 mortes em decorrência da doença no país.

Vídeo gravado por aposentada durante a quimioterapia viralizou no TikTok — Foto: REPRODUÇÃO/BBC

Via G1

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também