Os professores da rede estadual de ensino e demais servidores da Educação do Estado de São Paulo vão receber, no próximo dia 25, o pagamento da “Bonificação por Resultados”. Ao todo, serão depositados cerca de R$ 350 milhões para 166 mil servidores.
O bônus é pago anualmente aos profissionais da escolas estaduais que avançam no Ideb (Índice da Educação Básica) entre um ano e outro.
A categoria é uma das poucas, neste ano, a receber uma espécie de gratificação, pois elas foram suspensas por causa da pandemia.
O motivo do pagamento é que os valores são referentes a 2019.
A verba é paga pelo estado conforme o percentual que a escola alcançou na meta determinada pelo governo, além da frequência do próprio servidor.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, os 166 mil funcionários públicos beneficiados atuam em 4.166 escolas que cumpriram alguma parte da meta no ano de 2019. O valor médio a ser pago está acima de R$ 2.000, diz a pasta, sem detalhar exatamente a quantia.
Entre o total de servidores estão 129 mil professores de ensino fundamental e médio.
Há ainda diretores, agentes de organização escolar, equipes técnicas das escolas e trabalhadores de órgãos centrais contemplados com a grana extra.
No caso das escolas que superaram a meta, haverá um adicional de até 20% no valor a ser pago. A nota de cada unidade está disponível no site idesp.edunet.sp.gov.br.