quinta-feira, 2 janeiro 2025

Bolsonaro usa evento de Tarcísio para atacar STF e chamar para 7 de Setembro

Presidente volta a desferir ataques a ministros do Supremo durante convenção do Republicanos, em SP

EVENTO | Bolsonaro ao lado de Tarcísio de Freitas ontem (Foto: Bruno Rocha / Agência Enquadrar / Folhapress)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou um evento eleitoral neste sábado (30), em São Paulo, para mais uma vez atacar o STF (Supremo Tribunal Federal) com declarações distorcidas e para convidar seus apoiadores aos desfiles oficiais do 7 de Setembro, os quais planeja transformar em atos bolsonaristas. Ele também anunciou uma “inovação” para celebrar a data, com um desfile militar em Copacabana.

O feriado de 7 de Setembro deste ano marca os 200 anos da Independência do Brasil. Na data, Bolsonaro estará em desfiles oficiais das Forças Armadas pela manhã, em Brasília, como é tradição, e também no Rio de Janeiro.

“Sei que vocês [paulistas] queriam [que o ato fosse] aqui [em SP]. Queremos inovar no Rio. Pela primeira vez, as nossa Forças Armadas e as forças auxiliares estarão desfilando na praia de Copacabana”, anunciou o chefe do Executivo federal. Em 2021, o 7 de Setembro teve falas golpistas de Bolsonaro em Brasília e em São Paulo.

“Vamos comemorar 200 anos de independência [do Brasil], mas vamos comemorar também como marco por mais 200 de liberdade”, emendou o presidente, que recorrentemente ataca o STF e seus oponentes como entes que querem tomar cercear a liberdade dos brasileiros.

Neste sábado, Bolsonaro discursou na convenção nacional do Republicanos que confirmou a candidatura do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Governo de São Paulo.

LULA 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou Bolsonaro de “troglodita” e “covarde” e prometeu dar uma “surra” nele nas urnas eletrônicas nas eleições deste ano. O ex-presidente disse que os recentes ataques de Bolsonaro ao STF e ao TSE são sinais de medo de quem sabe que perderá as eleições.

“Não vamos aceitar provocação. Nossa vingança será na urna. Bolsonaro tem dito todo dia que a urna não presta, a mesma urna que elegeu ele várias vezes. Mas o medo dele não é a urna, o medo dele é o povo”, disse Lula.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também