A Região de Campinas foi classificada na Fase Laranja do Plano São Paulo de combate à pandemia e terá Fase Vermelha (a mais restritiva) aos finais de semana e feriados, e após as 20h de segunda a sexta. A mudança passa a valer na próxima segunda-feira (25) e vai até o dia 7 de fevereiro.
Também foi anunciado nesta sexta o adiamento das aulas presenciais nas escolas do Estado, antes marcada para o dia 1º de fevereiro, para o dia 8 de fevereiro, de forma híbrida.
A regressão ocorre em um cenário de aumento de casos, internações, ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e mortes na região. Conforme dados do Estado, a região tem taxa de ocupação de UTI de 70,4%.
Com isso, bares não podem funcionar com atendimento ao público. Restaurantes poderão atender presencialmente até as 20h, com 40% da capacidade de ocupação, de segunda a sexta. Aos finais de semana, não poderão abrir.
O comércio e shopping centers, por sua vez, poderão funcionar com capacidade de 40% de ocupação, em horário reduzido: 8 horas diárias, com limite até as 20h, de segunda a sexta. Aos finais de semana, o comércio deve fechar. Salões de beleza e barbearias poderão funcionar da mesma forma que o comércio.
Já as academias, na Fase Laranja, poderão funcionar em 40% da capacidade, 8h por dia, com limite até as 20h. Serão suspensas aulas em grupo e o atendimento deve ser feito com horário marcado.
Serviços essenciais, como supermercados, farmácias, postos de combustível, podem funcionar normalmente, mas sem venda de bebidas alcoólicas após as 20h.