O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), afirmou que a expectativa é que a cidade avance amanhã de fase na reabertura, permitindo abertura de bares e restaurantes a partir de segunda (29).
Os cálculos ainda eram feitos nesta quarta-feira para definir se a cidade seria alçada ao grau amarelo da reabertura, mas a maioria dos índices exigidos pelo governo João Doria (PSDB) já havia sido alcançada pela Capital paulista ainda na última semana.
Em uma live do banco Itaú, Covas indicou que os locais devem ser reabertos. “Agora sexta-feira o governo do Estado deve apresentar nova reclassificação das regiões e da cidade de São Paulo. A nossa expectativa é que cidade de São Paulo entre na fase 3, o que permite a reabertura seis horas por dia dos restaurantes aqui na cidade de São Paulo”, disse Covas. “Claro que eles nunca deixaram de funcionar, a maioria deles passou para entregar delivery. Isso significa que devem ter tido uma receita de 25%, 30% do que tinham. A gente sabe da dificuldade que foi para esse setor passar por todo esse período. A expectativa é que segunda-feira eles possam retomar a atividade, claro que assinando o protocolo com a Prefeitura de São Paulo e já estamos trabalhando para isso”, acrescentou.
Todas as sextas, o governo anuncia o balanço, que inclui a reclassificação das cidades.
Atualmente, São Paulo está na segunda fase (cor laranja), que permite a abertura de comércios e escritórios, com limitação a 20% da capacidade.