sexta-feira, 22 novembro 2024
GREVE

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado

Mais de 100 serviços do órgão estão sendo realizados pela plataforma “Meu INSS” e pela Central de Atendimento 135
Por
Felipe Gomes
Foto: Marcello Casal JR/ Agência Brasil

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (16). Entre os motivos reivindicados pela classe estão; recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

Neste sábado (13) a paralisação dos funcionários foi aprovada em um plenária nacional, convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos já havia sido notificado pela entidade sobre a possibilidade de paralisação.

O INSS possui 19 mil servidores ativos em seu quadro de funcionários. Em sua maioria, sendo 15 mil deles, formada por técnicos responsáveis pela maioria dos serviços da instituição, além de 4 mil analistas. Ao todo, 50% dos servidores estão atuando de forma remota.

A pauta da Federação inclui na discussão recomposição das perdas salariais; reestruturação das carreiras; cumprimento do acordo de greve de 2022; reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado; nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social; incorporação de gratificações; jornada de trabalho de 30 horas para todos e cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei; revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho e estabelecimento de programa de gestão de desempenho; condições de trabalho e direitos do trabalho para todos, independente da modalidade de trabalho; fim do assédio moral institucional; e reestruturação dos serviços previdenciários.

No dia 31 de julho encerra o prazo para o INSS se adequar à Instrução Normativa 24(IN24), que tem como objetivo transformar os atuais programas da gestão em programas de Gestão e Desempenho, o que significa uma piora na pressão para cumprimento de metas e a possibilidade de desconto de salário no caso de metas não serem atingidas, assim como a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os funcionários.

O órgão informou que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma “Meu INSS”, disponível para download em smartphones com conexão à internet e para acesso via computador. A Central de Atendimento 135 também funcionará de segunda a sábado, das 7h às 22h

Com informações da Agência Brasil

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também