Pelo menos dois Estados do Brasil, São Paulo e Maranhão, devem lançar em 2021 o quarto ano do Ensino Médio para estudantes da rede pública que queiram recuperar o conteúdo pedagógico perdido em razão da pandemia.
A informação foi dada nesta terça-feira (9) por Felipe Camarão, secretário de Educação do Maranhão.
“Podemos recuperar em 2021 e 2022 o conteúdo dos anos escolares iniciais. No ensino médio, como não temos tempo, iremos lançar o quarto ano opcional para os estudantes que forem aprovados no terceiro ano e não se sentirem contemplados no conteúdo”, afirmou o secretário.
Procurada, a Secretaria de Educação paulista confirmou que o projeto está em desenvolvimento, mas não pôde informar mais detalhes, uma vez que o secretário, Rossieli Soares, está internado com Covid-19 há uma semana.
A Secretaria enviou à reportagem vídeo de um debate sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em que Rossieli falou do projeto, no final de maio. Segundo o secretário, a ideia surgiu em uma live em que alunos perguntaram se poderiam cursar novamente o terceiro ano em 2021, mesmo que sejam aprovados, para se preparar melhor para o Enem e outros vestibulares. Diante disso, ele passou a discutir com a equipe a criação do quarto ano opcional, algo que, segundo ele, já havia sido cogitado nas discussões sobre o novo ensino médio brasileiro.