A superlua de abril iluminará o céu durante todo o fim de semana e, embora seja chamada de lua rosa, não é realmente dessa cor
A lua rosa aparecerá cheia do início desta sexta-feira (15) à segunda-feira (18) de manhã, de acordo com a Nasa. Estará em sua plenitude máxima no sábado, 16 de abril, às 15h55 (horário de Brasília).
A lua está associada ao florescimento da primavera da planta comumente conhecida flox de musgo ou flox de montanha.
Os nomes dos nativos americanos para a lua cheia de abril eram homenagens à primavera no Hemisfério Norte, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac. A tribo Dakota a chamava de “lua quando os riachos são novamente navegáveis”, enquanto a tribo Tlingit a chamava de “lua florescente de plantas e arbustos”, em referência ao fim do inverno e ao ressurgimento do crescimento das plantas.
A lua rosa também se alinha com vários feriados religiosos, de acordo com a Nasa. É chamada de lua pascal no calendário eclesiástico cristão, porque é a lua cheia antes da Páscoa.
Para os hindus, esta lua marca Hanuman Jayanti, a celebração da divindade do macaco hindu Lord Hanuman. A lua rosa é Bak Poya para os budistas, especialmente no Sri Lanka, e comemora a visita de Buda ao país insular, onde Buda evitou uma guerra resolvendo uma disputa entre chefes.
Ao contrário dos últimos dois anos, a lua rosa de abril não será uma superlua. No entanto, ainda vem com seu próprio folclore. De acordo com o Almanaque do Velho Fazendeiro, “A lua cheia em abril traz geada. Se a lua cheia ficar pálida, espere chuva.”
“Certamente há uma chance de chuva ou geada neste fim de semana. Também há uma chance de nenhum dos dois”, disse o meteorologista da CNN Judson Jones. “Mas em algumas áreas do Centro-Oeste, as pessoas verão temperaturas matinais abaixo da média neste fim de semana, o que pode deixá-las desejando uma lua pálida”.
Após a lua rosa, ainda há oito eventos de lua cheia em 2022, com dois deles se qualificando como superluas. Aqui está uma lista das luas restantes para 2022, de acordo com o Almanaque dos Agricultores dos Estados Unidos:
- 16 de maio: Lua das Flores;
- 14 de junho: Lua de Morango;
- 13 de julho: Lua do Salmão;
- 11 de agosto: Lua Vermelha;
- 10 de setembro: Lua cheia;
- 9 de outubro: Lua do caçador;
- 8 de novembro: lua do castor;
- 7 de dezembro: Lua fria.
Embora esses sejam os nomes popularizados associados às luas cheias mensais, o significado de cada um pode variar entre as tribos nativas americanas.
Informações integrativas