quinta-feira, 21 novembro 2024

Vendas de Natal são as melhores desde 2014

As vendas de Natal tiveram alta acima da esperada pelo varejo neste ano, segundo estimativas e balanços de entidades do setor. Os shoppings tiveram alta mais expressiva, com aumento de 9,5% no faturamento nominal neste ano, segundo levantamento da Alshop (Associação dos Lojistas de Shopping) com 400 empresas que representam 30 mil pontos de venda. É o melhor resultado desde 2014. 

As categorias de roupas, brinquedos e cosméticos lideraram as compras durante o período natalino, de acordo com a associação. O resultado superou as expectativas da entidade, que projetava 6,5% de alta. 

No ano, o faturamento do setor do varejo em shopping registrou alta de 7,5%, com receita de R$ 168,2 bilhões. A pesquisa, feita pela associação e pelo Ibope, levou em conta dados dos 762 centros comerciais do país. A projeção de crescimento da Alshop para 2019 era de 5%. A pesquisa também verificou o resultado das vendas via comércio eletrônico, que cresceram 15% em 2019 até 20 de dezembro. 

O faturamento do e-commerce, segundo a associação, chegou a R$ 61,2 bilhões no ano. Disso, cerca de R$ 11 bilhões foram movimentados nas vendas de Natal. 

“Esperamos ter de 26 de dezembro a 31 de dezembro um movimento bom também, é histórico. As pessoas que receberam presentes farão troca. Na parte de vestuário, muita roupa branca sai devido ao Réveillon”, disse Nabil Sahyoun, presidente da associação. 

Para ele, o pagamento do 13º salário, a liberação do PIS-Pasep e do FGTS e a queda na taxa básica de juros (hoje em 4,5% ao ano) e do desemprego (atualmente em 11,6%) contribuíram para a alta do setor. “O pagamento do 13º teve uma injeção de R$ 214,6 bilhões na economia, segundo o Dieese, a taxa Selic é a menor desde 1999 e a inflação está controlada. São fatores essenciais”, disse. 

Os empregos temporários no segmento somaram neste ano 103 mil postos de trabalho, 40% a mais que em 2018. Hoje, o setor emprega 1,3 milhão de vagas. 

“Historicamente, 20% desses postos de trabalho se transformam em permanentes, para expansão de novas lojas ou substituição de mão de obra”, afirmou Sahyoun. 

Segundo o levantamento encomendado pela Alshop ao Ibope, 12 centros comerciais foram inaugurados em 2019. Desses, nove estão em cidades do interior e cinco deles na região Sudeste. 

“A tendência é de interiorização, dado que as principais capitais estão saturadas. Hoje, 55% dos shoppings estão em cidades do interior”, afirmou Luís Augusto da Silva, diretor da Alshop. 

A expectativa da entidade é que, com a projeção de crescimento do PIB acima de 2%, entre 13 e 20 centros comerciais sejam abertos em 2020. “Hoje, há 31 shoppings em construção ou previsão abertura nos próximos anos, dos quais 20 serão no interior. Com o crescimento da economia, a tendência é de aceleração dos investimentos”, disse Sahyoun. 

“Sem dúvida tínhamos uma demanda reprimida, mas por outro lado, crescer 7,5% no ano é algo bom. Um dado fundamental para 2020 é que, a maioria dos empresários com os quais conversamos diz que vai investir na expansão de suas lojas”. 

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