Este projeto foi lançado em agosto deste ano, pelo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan. Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, será pontuado com roda de conversa, blitz educativa, dança e distribuição de fitas e laços brancos.
O evento é organizado pelo Conselho da Mulher tem como objetivo propagar informações à rede de proteção à mulher, como por exemplo o projeto – Tempo de Superação, que se propõe a tratar e trabalhar com homens agressores, encaminhados judicialmente.
As atividades são organizadas pelo CMDDM (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher) de Santa Bárbara d’Oeste e Prefeitura, por meio das secretarias de Promoção Social, Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Tivoli Shopping; LS Bordados; Sindicato Stivar e Movimento Pedala SBO.
Campanha Laço Branco
No dia 6 de dezembro de 1989, um homem entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, e assassinou 14 mulheres e feriu outras 10, suicidando-se em seguida.
Em 1991, homens canadenses elegeram o laço branco como símbolo do movimento e adotaram como tema “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos diante da violência”. Assim, nasceu a Campanha do Laço Branco: Homens pelo fim da violência contra a mulher.
Confira a programação:
- Roda de Conversa “Homens aliados pelo fim da violência contra a Mulher”
Data: 6 de dezembro, quarta-feira, às 9h30
Local: Museu da Água | Rua Camilo Augusto de Campos, nº 487, Jardim América, Santa Bárbara. - Blitz da Paz – Praça Central
Dia 9 de dezembro (sábado)
9h – Abertura e concentração em frente ao Palco
9h30 – Aquecimento – One Billion Rising – Dança e Gravação
10h – Início da Blitz – Coordenada pelo Anjo da Guarda (participação das conselheiras e Pedala SBO) Com participação do Movimento Pedala SBO. - Blitz da Paz – Tivoli Shopping (Anjo da Guarda da Mulher e voluntários/as)
10h30 – Entrada do Shopping e semáforos