sexta-feira, 22 novembro 2024
SUSTENTABILIDADE

31ª Feira das Nações de Santa Bárbara vai ser um evento com carbono neutro

Compensação da emissão de CO2 vai acontecer através do plantio de mudas de árvores
Por
Nayara Lourenço
Foto: Divulgação | Prefeitura de Santa Bárbara

A 31ª Feira das Nações de Santa Bárbara d’Oeste está comprometida em reduzir os impactos ambientais, através da compensação das emissões de gás carbônico, em parceria com o Supermercados São Vicente. A compensação vai acontecer com o plantio de mudas de árvores e o evento deve atrair mais de 25 mil pessoas.

As emissões diretas, como energia, combustível, esgoto e resíduos, vão ser calculadas pela versão brasileira da ferramenta de cálculo GHG Protocol, gerida pela Fundação Getúlio Vargas. Além disso, a organização também deve compensar as emissões do público e artistas, incluindo nos cálculos informações sobre deslocamento, tipo de veículo e combustíveis.

“O resultado do estudo deverá ser publicado após a finalização do evento para conversão em número de árvores da Mata Atlântica que serão plantadas para capturar da atmosfera todo o CO2 gerado na realização e participação no evento”, disse o biólogo Dr. Thiago Pietrobon.

De acordo com um estudo prévio, pelo menos 270 árvores nativas da Mata Atlântica vão ser necessárias para essa iniciativa. “A Feira das Nações está comprometida em se tornar um evento carbono neutro, mostrando ser possível agirmos de forma consciente e responsável em todas as áreas. O plantio será agendado e engloba funcionários do apresentador da edição, o Supermercados São Vicente, além de alunos assistidos pelas instituições sociais e servidores municipais”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

A Feira das Nações de Santa Bárbara d’Oeste vai acontecer nos dias 10, 11 e 12 de novembro, no Complexo Usina Santa Bárbara, com entrada gratuita. Os shows vão contar com Dudu Nobre, Melim e Maria Cecília e Rodolfo. A solidariedade também faz parte da Feira com a Praça de Alimentação explorada por instituições sociais, com comidas típicas do México, Chile, Argentina, Alemanha, França, Reino Unido, Brasil, Itália, Espanha, Estados Unidos e Japão.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também