Foi realizado entre às 9h e 15h, no CCL (Centro de Cultura e Lazer de Americana), o evento “Doce Atitude”, com o intuito de proporcionar ações de acolhimento, educação e os cuidados necessários para aqueles que convivem com a diabetes e seus familiares, além do compartilhamento de experiências.
A ação teve o apoio da Prefeitura de Americana, e ofereceu vários serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, sorteios de sensor de glicemia, palestras com endocrinologistas, oftalmologistas, nutricionistas, educadores físicos, enfermeiros e pedólogos, além de aula de FitDance.
A nutricionista Renata Liberalesso Tim Martins, que organiza a ação juntamente com sua amiga Graziela Nardi Alves – o qual ambas convivem com a doença há mais de 30 anos, explicou que esta é a 4ª Edição do “Doce Atitude” e a primeira foi realizada em Campinas, e com o objetivo de levara e educação e conhecimento sobre a doença, para as pessoas poderem se cuidar, e ter o auto cuidado em casa.
“Este é o primeiro ano que ele está sendo promovido em estilo de minicongresso e com a ajuda de vários parceiros está sendo executado em Americana, e a ideia agora é manter aqui na cidade de Americana nos próximos anos, reforçou a organizadora.
A menina Valentina Rovares, compartilhou sua experiência em usar uma ‘bomba específica para injetar insulina para poder comer. “É normal viver com a bomba e faz parte para eu comer da forma adequada, ela é ótima de última geração”, enfatiza a garota.
A ação contou com o apoio da ADAM (Associação dos Diabéticos de Americana), da Prefeitura de Americana, da Igreja Presbiteriana Movimento e das empresas Rosimfarma, Lab Pasteur, Raavi, Fagueiro, Maryara, Lowçucar, Panobianco, Analitic e Coalhadas da Nutri.