Sábado, 25 Junho 2022

89 mil eleitores estão com títulos cancelados na região

CidadesEleições 2022

89 mil eleitores estão com títulos cancelados na região

Prazo para regularização se encerra amanhã; 13% não podem votar

ELEITOR | Somente em Americana são mais de 6 mil eleitores com título cancelado (foto: Divulgação)

Cerca de 89 mil eleitores estão com títulos cancelados em Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, de acordo com levantamento realizado pelo TODODIA com base em dados do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Esse número representa 13% do eleitorado regional, que têm até a próxima quarta-feira (4) para regularizar a situação e conseguir exercer o direito a voto nas eleições deste ano.

Nesta quarta-feira (4) também se encerra o prazo para emitir, transferir ou alterar dados dos títulos. Os processos podem ser realizados por meio digital ou presencialmente nos cartórios eleitorais de cada município.

Entre os principais motivos para o cancelamento dos títulos estão ausência às urnas nos últimos três pleitos e a revisão do eleitorado. O eleitor pode conferir a situação do seu título no portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em Americana, mais de 6 mil eleitores estão com o título cancelado. Para o chefe do cartório da Zona Eleitoral 158ª, Márcio Uchida, o número é significativo e a quantidade de regularizações aumentará nesses últimos dias do alistamento eleitoral. "O maior problema é que mais da metade dos casos é complicada, como pessoas que foram presas ou que não apresentam os documentos corretos e originais", disse Uchida.

Ainda de acordo com o levantamento do TRE, Sumaré tem cerca de 6 mil eleitores com o título cancelado; Santa Bárbara d'Oeste registra cerca de 27 mil nessa condição; são 10 mil em Nova Odessa; e mais de 37 mil em Hortolândia.

As cinco cidades da região totalizam 669.602 eleitores e 13% estão inaptos para votar até então.

Para emissão ou regularização da situação do título, o eleitor deve apresentar a Carteira de Identidade (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o comprovante de residência com seu próprio nome, com exceção de adolescentes que não têm seus nomes no documento. Nesse caso, comprovantes com nome de familiares são aceitos. De acordo com o chefe de cartório de Americana, é importante apresentar os documentos originais, mesmo que sejam digitais.

O horário de atendimento dos cartórios é das 12h às 18h.

Eleições

As votações de outubro deste ano são para eleger representantes aos cargos de presidente da República, governador, senador e deputados federal e estadual. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/