quinta-feira, 24 outubro 2024
COLORIDO

A 52ª Exposição Nacional de Orquídeas e a 2ª Feira AgroUrbana acontecem neste final de semana na Fidam

A expectativa é de 10 mil pessoas visitando a exposição
Por
Vitória Silva

A 52ª Exposição Nacional de Orquídeas e a 2ª Feiara AgroUrbana serão realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Americana, também por meio de outros parceiros, do dia 16 a 18 de agosto, na Fidam (Feira Industrial de Americana). Nesta sexta-feira (16), aconteceu o 1º Encontro Paulista sobre Agricultura Urbana, com palestras e debates.

A Exposição Nacional de Orquídeas, em colaboração com o Círculo Americanense de Orquidófilos e a Sicredi, contará com 25 associações de seis estados do Brasil, totalizando 40 expositores na área de vendas e aproximadamente 1,2 mil plantas expostas. A Feira AgroUrbana contará com 13 expositores, com o suporte da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Casa da Agricultura de Americana.

Apolonia Grade e Henrique Conrado são alguns dos expositores do evento e cada um trouxe uma novidade para o público que gosta de flores. “Pela primeira vez que estamos apresentando rosa do deserto. Rosa do deserto é a planta ornamental mais silvestre mais recentemente domesticada pelo homem, então é a planta ornamental mais nova em cultivo. Então é uma novidade que estamos trazendo hoje”, comentou Apolonia.

Legenda: Apolonia Grade, cultivadora de Rosas do Deserto. (Foto: Tiago Nascimento / TV TODODIA)


“A gente trouxe as plantas que tenho especialidade que é a cattleya nobilior, a gente trouxe tanto para a exposição quanto para vendas”, disse Henrique.

Legenda: Henrique Conrado, cultivador de cattleyas (Foto: Tiago Nascimento / TV TODODIA)


Além das novidades, eles também trouxeram uma planta rara. “Aqui tem uma planta rara, exótica, desconhecida e muito curiosa, é a planta formigueiro. Ela é da Malásia, vive no alto das árvores, como se fosse uma orquídea. Com esse tronco incrível, que fica parecendo uma pedra e ela é toda furadinha, porque aqui dentro, na natureza, vive uma formiga específica, que só mora dentro dessa planta”, explicou a expositora Apolonia.

“A mais rara é aquela que sempre é uma novidade, que tem alguma coisinha diferente, que os colecionadores gostam. Tanto de forma quanto detalhe de cor e o aspecto que diferencia. A cattleya nobilior amaliae, normalmente é mais clarinha e essa é bem escura, então essa é uma das raridades que temos aqui”, explicou Henrique Conrado.

O Presidente do Círculo Americanense de Orquídeas, Jean Falcade, comenta qual é a expectativa de público para o final de semana. “A nossa expectativa para esse ano é de 10 mil pessoas, a feira está maior, com mais atrações. Então, estamos esperando esse público vir em peso”, informou Jean.

(Foto: Tiago Nascimento / TV TODODIA)

Dona Marli Provenzan veio de São Paulo passar alguns dias na casa da sua filha Ana Lucia Provenzan e já aproveitou para visitar a exposição. “Eu não via a hora de vir aqui. Achar algumas orquídeas um pouco baratas para levar, porque eu já tenho também, mas tem muitas diferentes aqui hoje”, comentou Marli.

(Foto: Tiago Nascimento / TV TODODIA)

Silvana Torres também foi visitar a exposição e ficou maravilhada com tamanha beleza e charme que cada flor tem. Também comentou qual é a sua preferida. “Uma maravilha, nossa divino, é uma coisa de Deus, que não tem como nem explicar a beleza de cada uma. Cada uma tem a sua delicadeza e o seu perfume. Eu gosto das flores grandes, as cattleyas”, disse Silvana.

(Foto: Tiago Nascimento / TV TODODIA)

O evento continua neste sábado (17) das 8h às 20h e das 8h às 16h, no dia 18. Os visitantes poderão desfrutar de uma praça de alimentação, venda de flores, hortaliças, insumos e estruturas para estufas, além de outras atrações. A entrada e o estacionamento são gratuitos, sendo a Fidam localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 200.

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS DE SÁBADO:

13h30:
Painel Inovação e Tecnologia. Palestras: “Cultivo indoor e suas possibilidades para Agricultura Urbana”, com Luis Felipe Villani (IAC – Centro de Horticultura), e “Produção de Microverdes”, com Leonardo de Aguiar Correa (Fazendas Bioma – SC);

15h: Painel Enfrentamento às Mudanças Climáticas. Palestras: “Influência das mudanças climáticas na temperatura e precipitação em Americana”, com Angélica Prela Santana (Ciagro), e “O papel do verde no urbano”, com Antoniane Arantes (Cati/SAA);

16h30: Painel Produção Agrícola. Palestras: “Sistema de plantio direto de hortaliças”, com Silvio Carlos Pereira (Cati/SAA), e “Inovação e tendência para o mercado de flores”, com Henrique Lopes (Velling – Holambra).

Foto: Vitória Silva / TV TODODIA
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também