
O Tribunal do Júri de Americana condenou José dos Santos Florentino, conhecido como Zé da S10, a 32 anos de prisão pelo assassinato de dois irmãos durante uma confusão em um bar localizado na Estrada Municipal Ivo Macris, em 2018. O julgamento foi realizado na quarta-feira (23), no Fórum da cidade.
Florentino já havia sido absolvido das acusações em agosto de 2022, mas o Ministério Público recorreu da decisão e solicitou um novo julgamento. O recurso foi aceito pela Justiça, resultando na realização de um novo júri popular.
Na nova sentença, o juiz Wendell Lopes Barbosa de Souza condenou o réu por duplo homicídio qualificado, considerando o uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas. O magistrado também decidiu pela absolvição em relação à tentativa de homicídio contra uma terceira vítima, que foi ferida na ocasião, mas sobreviveu.
Apesar da condenação, o juiz determinou que Florentino poderá aguardar o julgamento de eventuais recursos em liberdade. A defesa do réu é conduzida pelo advogado Jean Carlos de Lima.
Um comparsa de Florentino, também envolvido nos crimes, foi condenado em 2020 a 39 anos de prisão.
O CASO
O crime ocorreu na madrugada de 25 de março de 2018, durante um forró na Estrada Municipal Ivo Macris. Os irmãos Leones Ramos Ferreira da Silva, de 31 anos, e Lázaro Ramos da Silva, de 26, foram mortos a tiros. Um outro frequentador do bar também foi baleado, mas sobreviveu.