quinta-feira, 30 outubro 2025
NA CAPTAÇÃO

Alteração da qualidade da água do Atibaia suspende abastecimento em 52 bairros de Sumaré nesta quarta-feira

Previsão é que fornecimento para 70% da cidade seja regularizado somente no final da noite desta quarta
Por
Vagner Salustiano

Primeiro a Prefeitura de Sumaré deu o alerta, pouco antes do meio-dia: bairros das quatro regiões mais populosas da cidade teriam o abastecimento de água suspenso ao longo da tarde e noite desta quarta-feira (29).

Pouco depois, a BRK Ambiental veio a público informar a causa do problema: a baixa qualidade da água do Rio Atibaia, causada pela primeira chuva volumosa que atingiu a região em várias semanas.

Isto porque é no Atibaia, em Paulínia, que a concessionária capta a água que é tratada para abastecer cerca de 70% dos moradores de Sumaré.

A interrupção do abastecimento afeta os 52 bairros das regiões do Matão, Área Cura, Nova Veneza, Maria Antônia e Picerno. A previsão é que o fornecimento de água seja regularizado somente no final da noite desta quarta-feira.

ETA 2, no Parque Itália, abastece 70% a população de Sumaré; água vem do Atibaia. Foto: BRK Ambiental

Entenda o sistema de abastecimento
A área urbana de Sumaré possui atualmente dois sistemas para captação de água bruta para tratamento, chamados de “ETA 1” e “ETA 2”, que é o maior deles.

A captação no Atibaia (que fica em território da vizinha Paulínia) manda água para tratamento na ETA 2, no Parque Itália – que, por sua vez, abastece 70% de Sumaré, incluindo as regiões do Matão, Área Cura, Nova Veneza, Maria Antônia e Picerno.

“Motivo de segurança”
Segundo a BRK, a interrupção na captação de água bruta do rio Atibaia nesta quarta-feira se deu “por medida de segurança”. “A ação foi tomada assim que foi identificada alteração na qualidade da água do manancial”, justificou a empresa.

“Por conta da paralisação da captação, a produção de água na ETA 2 foi impactada e o abastecimento nos bairros das regiões do Matão, Área Cura, Maria Antônia e Nova Veneza poderia apresentar oscilações” ao longo da tarde e noite deste dia 29, salientou.

A BRK reforçou também que “intensificou o monitoramento tanto no manancial quanto na Estação de Tratamento de Água” do Parque Itália. “Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população”, completou.

Consumidores têm à disposição a unidade de atendimento, no centro, e o 0800. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Veja a lista de bairros afetados
Os bairros que podem ser afetados são: Alto de Rebouças, Jardim Dall’Orto, Jardim Santa Carolina, Jardim Volobueff, Parque Residencial Salerno, Jardim Maria Luiza, Jardim Recanto dos Sonhos, Parque Itália, Parque Sevilha, Jardim Dom Bosco I, Jardim Inocoop, Cidade Nova, Conjunto Habitacional Ângelo Tomazin, Jardim Amélia, Jardim dos Ipês I, Jardim dos Ipês II, Jardim Maria Antônia, Jardim Viel, Parque Florely, Parque das Indústrias, Residencial Emílio Bosco, Condomínio Jatobá, Jardim Barcelona, Jardim Casa Verde, Jardim das Estâncias, Jardim Eunice, Jardim Martins, Jardim Minnesota, Jardim Nova Terra, Jardim Paraíso I, Jardim Paraíso II, Jardim Santa Clara, Jardim Santa Júlia, Jardim Santa Rosa, Jardim São Gerônimo, Jardim São Luís, Parque Fantinatti, Parque Residencial Regina, Residencial Ideal Flamboyant, Residencial Parque Pavan, Vila Diva, Chácara Novo Horizonte, Parque Progresso I, Parque Progresso II, Jardim Lúcia, Conjunto Habitacional CDHU, Jardim Aclimação, Jardim Bom Retiro, Jardim São Judas Tadeu I, Parque Bandeirantes, Residencial Recanto das Árvores, Vila Operária.

Em caso de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone gratuito 0800 771-0001, 24 horas por dia.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também