Os alunos da Etec Polivalente de Americana estão há mais de um mês sem abrigo para se protegerem do forte calor no ponto de ônibus em frente à Escola Técnica Estadual, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em Americana.
Eles ficam sentados na calçada debaixo de árvores, aguardando a volta para casa com as altas temperaturas, pois a estrutura do ponto de ônibus foi derrubada no dia 12 de outubro após um vendaval e, desde então, a Prefeitura de Americana não colocou uma nova proteção.
Nesta sexta-feira (17), a temperatura na cidade ultrapassou 38ºC. A diretora da escola, Mary Damiani, informou que solicitou a retirada da estrutura arrancada pela ventania à Administração e o serviço foi realizado. Ela comentou que solicitará uma nova proteção ao Poder Executivo. Porém, aguarda a colocação.
“Solicitamos ao vereador Sílvio Dourado, inclusive, uma área de maior segurança no ponto de ônibus, com instalações de faixas de segurança melhores sinalizadas, mas o pedido não foi atendido pela prefeitura”, disse.
As recomendações dos órgãos de segurança, como a Defesa Civil, por conta da onda de calor que atinge o Brasil e o Estado de São Paulo, com temperaturas acima de 40ºC, a população deve evitar se abrigar embaixo de árvores durante as tempestades e procurar um abrigo seguro.
Segundo o Inmet e o Cepagri da Unicamp, existe a possibilidade de temporais durante esta sexta-feira (17) em Americana.
A Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário) informou que a colocação da estrutura do ponto de ônibus é uma contrapartida de uma empresa e que já está sendo providenciada. “A previsão da empresa é que seja instalado no mês de dezembro, pois está sendo produzida uma nova estrutura completa, pois a anterior não tinha mais condições de reaproveitamento”, detalhou.