sábado, 4 maio 2024
FIM DO EMPURRA-EMPURRA?

Americana e Santa Bárbara buscam convênio para dividir manutenção de ruas na divisa entre as cidades

O vereador Lucas Leoncine encaminhou a questão para a Prefeitura de Americana, que está realizado um levantamento junto com a cidade vizinha para consertar os buracos nas vias
Por
Henrique Fernandes
Foto: Lucas Moraes / Rede TODO DIA

As Prefeituras de Americana e de Santa Bárbara d’Oeste tentam entrar num acordo para a realização de obras em ruas em que cada lado pertence a um dos municípios. Os problemas de falta de manutenção nas vias ocorrem, segundo os moradores, por conta de um antigo jogo de empurra-empurra que havia entre as duas Administrações.

O vereador Lucas Leoncine (PSDB) recebeu reclamação de moradores de três bairros: Jardim Brasília, Vila Omar e Vila Dainese. Porém, esse número pode aumentar porque as duas cidades estão realizando, em conjunto, um levantamento dos locais que precisam de melhorias e que ficam na divisa entre as duas cidades.

No entanto, é necessário um convênio para a realização das obras, ou seja, que as ruas sejam divididas para cada cidade realizar os serviços. Leoncine protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Americana para ser resolver os problemas. Ele explica que se reuniu com a Secretaria de Planejamento de Americana, nesta quarta-feira (12), e está agendada uma reunião com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

O prefeito Chico Sardelli (PV) acompanha de perto a questão para que seja realizado o convênio. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste foi procurada para comentar o assunto, mas ainda não respondeu até o momento.

Problemas em três bairros

O TODODIA foi até a Rua Domingos Justo, no bairro Vila Omar e conversou com a dona de casa Ida Claudeti Bertile de Oliveira, quemora há 36 anos no local.

“Eu nem sei quem tapa os buracos aqui porque a nossa esquina está um horror. Manda mensagem e ninguém vem. Uma cidade empurra para a outro”, disse. A dona de casa explica que mora no lado de Santa Bárbara d’Oeste e que já tentou solicitar o reparo dos buracos na rua, mas esbarrou na confusão.

O mesmo ocorre na Rua Franscisco Corat, no Bairro Vila Dainese, que pertence a Americana, mas do outro lado da mesma rua é denominada Rua São Thiago, de responsabilidade de Santa Bárbara. O aposentado Vilson Barbosa mora no lado barbarense.

“Ninguém toma providência e a gente que é morador sofre com as pedradas no quintal e para todo o lado. É perigoso um motoqueiro sofrer um acidente. A rua está cheia de buraco. Você paga IPTU, água, esgoto e não tem ninguém para se responsabilizar? Alguém tem de tomar uma providência”, reclama o aposentado.

O metalúrgico Dirceu Cruz de Matos mora na Rua Nazaré Paulista, em Santa Barbara d’Oeste, e do outro lado é a Rua Ângela Carolina Campari Pace, que fica no território americanense. Ele conta que recapearam a Rua Luiz Furlan, que fica ao lado, mas não realizaram a manutenção da via onde mora há 38 anos.

“O certo é fazer essa rua aqui. Combinar os dois prefeitos e consertar essa via que está precisando. Está cheio de buraco. Fizeram o reparo da rua lateral aqui, mas não mexeram aqui”, relata Matos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também