sexta-feira, 19 abril 2024

Americana e Santa Bárbara liberam dose adicional a toda população

 Seguindo orientação dos governos federal e estadual, vacina de reforço contra a Covid-19 fica disponível aos moradores maiores de 18 anos; veja como proceder

Em Santa Bárbara, terceira dose é liberada a todos os adultos, mas com intervalo mantido em seis meses da segunda aplicação (Foto: Prefeitura de Santa Bárbara/Divulgação)

 Seguindo recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, as prefeituras de Americana e Santa Bárbara d’Oeste anunciaram nesta quarta-feira (17) a liberação da aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid a toda a população maior adulta.

Em Americana, a medida vale a partir desta quinta-feira (18) para todos os moradores maiores de 18 anos, que já tenham recebido a segunda dose há, no mínimo, cinco meses. Em Santa Bárbara, a vacinação da população acima dos 18 com a da dose extra já foi iniciada nesta quarta, mas segundo a prefeitura para moradores que já tenham completado seis meses da segunda dose.
Até o momento, a terceira dose da vacina era autorizada apenas para a população idosa, imunossuprimida e para profissionais da área da Saúde e da Educação.

Embora o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tenha anunciado nesta quarta-feira (17) que a aplicação da dose de reforço em maiores de 18 anos começa nesta quinta (18) em todo o estado, na região apenas as prefeituras de Americana e Santa Bárbara confirmaram a medida até a publicação deste texto.
O governo estadual também reduziu de seis para cinco meses o intervalo para que pessoas que tenham completado o esquema vacinal possam receber a nova dose.
AMERICANA
Em Americana, a Secretaria de Saúde a dose adicional da vacina a todos os maiores de 18 anos será aplicada a partir desta quinta, mediante agendamento prévio no site www.saudeamericana.com.br ou por livre demanda (sem agendamento) em dois pontos específicos da cidade.
“A Vigilância Epidemiológica esclarece que a dose de reforço é do laboratório Pfizer, com exceção dos idosos, que também poderão receber a CoronaVac, cujo imunizante já está contemplado para esse público-alvo”, informou a prefeitura, em nota.
Nesta quinta-feira (18) a campanha contra a Covid-19 segue com aplicações de segunda e terceira doses, com e sem agendamento.
A vacina será oferecida no Colégio Visão, à Rua Fernando de Camargo, 611, no Centro, das 8h30 às 13h (CoronaVac) e na Unisal (Pfizer e AstraZeneca), na Avenida Cillos, 3.500, no Parque Universitário, das 8h30 às 15h30.
No caso da primeira dose, a vacina será oferecida apenas sem agendamento, bastando que os moradores procurem por um dos postos de vacinação.
A medida não vale, por enquanto, para a vacina Jansen porque aguarda atualização do documento técnico da Secretaria Estadual de Saúde.
SANTA BÁRBARA
Em Santa Bárbara, a Secretaria de Saúde também confirmou o início, já nesta quarta-feira (17), da aplicação da dose de reforço em toda a população maior de 18 anos.
Contudo, na cidade, o intervalo necessário para receber a dose extra está mantido, por enquanto, em seis meses da segunda dose. “E relação à redução no intervalo de aplicação da dose adicional, de seis para cinco meses, o município ainda aguarda documento técnico da Secretaria de Estado da Saúde. No momento o intervalo segue de seis meses após a segunda dose para aplicação da dose de reforço”, confirmou a prefeitura, em nota.
Em Santa Bárbara a campanha é realizada sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30, nos ginásios Djaniro Pedroso (Rua Prudente de Moraes, 250, no Centro) e Mirzinho Daniel (Rua Bororós, s/nº, no Jardim São Francisco) e na Casa de Maria (Rua Mococa, 510, no Jardim das Laranjeiras).
Em ambas as cidades, para receber a terceira dose da vacina é preciso apresentar o cartão de vacinação contendo a informação das duas doses já aplicadas, CPF e documento com foto, além de comprovante de endereço.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também