Quarta, 17 Agosto 2022

Americana inicia 2019 com obras no abastecimento

Americana inicia 2019 com obras no abastecimento

A Prefeitura de Americana pretende investir R$ 2,5 milhões em recursos próprios na reforma da estrutura física das ETA's (Estações de Tratamento de Ág
A Prefeitura de Americana pretende investir R$ 2,5 milhões em recursos próprios na reforma da estrutura física das ETA's (Estações de Tratamento de Água) 1 e 2. A estimativa é de que as obras comecem na segunda quinzena de janeiro de 2019.

Além da reforma nas estações de tratamento, a Administração também prevê para o ano que se inicia a construção de pelo menos mais quatro novos reservatórios de água, para armazenar mais 20 milhões de litros.

A infraestrutura do DAE (Departamento de Água e Esgoto), responsável pelos serviços de clarificação da água, data das décadas de 1950 e 1970 e precisa ser modernizada.

A reforma nas estações, além dos novos reservatórios, são algumas das medidas da gestão Omar Najar (MDB) para melhorar o abastecimento na cidade, que vem sofrendo críticas de moradores de vários bairros nos últimos meses, principalmente aos finais de semana.

O processo de concorrência pública para a contratação da empresa para a reforma nas ETAs 1 e 2 está praticamento concluído, segundo o DAE. "Para esta obra, já tenho o vencedor da licitação, mas não vamos começar a fazer neste período (final de ano), porque tem um aumento de consumo de água", explicou o diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.

A primeira a ser reformada será a ETA 2, que possui capacidade total de reservação de 4.200 m³ de água. Em seguida, será feita a reforma da ETA 1, cuja capacidade de reservação de água é de 1.700 m³. A obra é considerada um grande passo na recuperação da capacidade de abastecimento da cidade.

"As nossas estruturas estão literalmente amarradas com arames, porque são muito velhas. O processo de tratamento da água é dividido em clarificação e desinfecção. Nesta parte, o governo Omar investiu no início de 2015. Mas a estrutura que faz a parte de deixar a água bonita, sem cheiro, sem sabor, carecia de investimento, que está começando agora com a reforma dos decantadores", afirmou.

RESERVATÓRIOS
Além das obras previstas nas estações, o DAE projeta também para 2019 o início da construção de quatro novos reservatórios de água com capacidade de armazenamento de 20 milhões de litros - o equivalente a oito piscinas olímpicas cheias.

Quando concluídas, as obras vão ampliar a capacidade de reserva de água da cidade em mais de 67%.

O maior dos reservatórios está projetado com capacidade para 10 milhões de litros e será construído em uma área a 300 metros das ETAs 1 e 2, localizadas na Praça Fernando Costa, no bairro Cordenonsi. O processo está em fase de estudo geológico para a definição da estrutura do centro de reservação.

Os outros reservatórios projetados para 2019 serão edificados nos bairros Parque Novo Mundo, Vila Amorim e na região do Jardim Brasil. Os bairros foram priorizados por serem regiões de maior demanda por água, de acordo com o DAE.

Para o prefeito Omar Najar (MDB), as construções são essenciais para proporcionar melhores condições de abastecimento dos imóveis. Ele cita o crescimento populacional e habitacional da cidade, que não foi acompanhado de investimentos em infraestrutura das redes de água.

"Temos que fazer uma série de caixas d'água, porque tem bairros em que a caixa não suporta, você bombeia água à noite e no dia seguinte não tem água. Então precisamos ter um reservatório maior", explica o prefeito.

O diretor geral do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Carlos Zappia, detalha a situação apontada pelo chefe do Executivo. "Os últimos investimentos efetivos ocorreram no final da década de 90 e início dos anos 2000. Depois disso, ficamos praticamente estagnados em grandes obras para atender ao crescimento da nossa cidade, que não parou de crescer, mas o DAE parou de investir. Com isso, a gente hoje carece de obras de infraestrutura no investimento do saneamento básico", define

 
 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/