
Americana oferece exames de Papanicolau, de forma gratuita e por livre demanda, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), por meio da Carreta do Hospital de Amor, serviço itinerante de exames para a detecção de câncer de mama e colo do útero. O atendimento ocorre na Praça Comendador Müller, no Centro. Serão distribuídas 40 senhas em cada dia, a partir das 8h, para mulheres com idades entre 35 e 69 anos.
As atividades da Carreta do Amor no município tiveram início nesta quarta-feira (26), com a realização de mamografias para mulheres com agendamento prévio junto ao setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde. As mamografias na unidade móvel também ocorrem nesta quinta e sexta, igualmente para pacientes já agendadas. Ao todo, serão 60 procedimentos em cada um dos três dias.
“A prevenção é a melhor forma de combater o câncer, e a carreta em Americana amplia nosso alcance na detecção precoce da doença. Estamos comprometidos em oferecer sempre o melhor para a saúde da nossa população”, destacou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
A diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva da Secretaria de Saúde, Simone Maciel, recepcionou as mulheres com agendamento para mamografias no primeiro horário da manhã desta quarta-feira. Também estiveram presentes a vereadora Jacira Chávare e a assessora da deputada federal Maria Rosas, Luana Pezzotti.
“Essa ação permite que mais mulheres realizem exames fundamentais para a detecção precoce do câncer. Por isso estamos promovendo essa parceria, para garantir mais acesso”, declarou Simone.
A vinda da Carreta do Hospital de Amor para Americana foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar da deputada Maria Rosas, intermediada por Jacira Chávare. “Ter um serviço de qualidade, acessível e gratuito é um grande avanço para a nossa cidade. Muitas mulheres não conseguem realizar esses exames com a devida frequência, e essa iniciativa vem para suprir essa necessidade”, destacou a vereadora.