
A Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança promovem uma programação especial, a partir desta segunda-feira (5) até o dia 30 de maio, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.
As ações integram as campanhas “Maio Laranja” e “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, com atividades voltadas à orientação, mobilização e conscientização da sociedade sobre a violência sexual infantojuvenil.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, destaca a importância da mobilização social em torno do tema. “Os direitos das crianças e adolescentes devem ser preservados. As políticas públicas de atendimento são ferramentas fundamentais para combater e prevenir a violência sexual, assegurando um ambiente saudável ao pleno desenvolvimento das crianças. Elaboramos uma programação abrangente para atingir diferentes públicos, com foco na prevenção, canais de denúncia e corresponsabilidade social”, afirma.
Entre as atividades previstas estão roda de conversa com o tema “O papel dos adultos na proteção das crianças”, Caixa do Desabafo e da Proteção, oficina “Maio Laranja”, exibição do vídeo educativo “Araceli”, ações artísticas da campanha “Faça Bonito”, além de caminhada, panfletagem, teatro e outras ações de conscientização.
Um dos destaques será o evento alusivo à campanha, nos dias 13 e 15 (terça e quinta-feira), das 8h às 12h, na Faculdade de Americana (FAM). As inscrições podem ser feitas até 4 de maio (domingo), por meio deste link.