A Prefeitura de Americana recebeu no último dia 20 de agosto 400 vacinas para meningite C, o que corresponde apenas a 75% da cota mensal que a cidade tem direito. Os repasses dos medicamentos, fornecidos pelo Governo Federal, estão irregulares há mais de dois meses, o que tem afetado a vacinação no município.
As doses recebidas neste mês foram distribuídas para todas as unidades básicas de saúde da cidade. A quantia, no entanto, é insuficiente para atender a demanda, segundo a prefeitura.
No mês de junho, a Vigilância Epidemiológica recebeu somente 15% da cota mensal. Já no mês de julho, a quantidade recebida foi de 36% da cota.
“A falta da vacina afetou todas as unidades de saúde, visto que o problema com o fornecimento feito pelo Governo Federal vem persistindo há mais de dois meses. Portanto, a situação não está normalizada, considerando que as quantidades, já mencionadas, são insuficientes para atender a demanda”, informou a prefeitura, em nota.
As vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde ao Estado, que redistribui para os municípios. Através de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que o repasse do Governo Federal está defasado, com apenas 57% do total solicitado no ano.
“A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que, conforme diretriz do SUS (Sistema Único de Saúde), a aquisição e distribuição da vacina meningocócica C, para meningite, é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O Estado apenas redistribui aos municípios. A pasta informa que o órgão federal tem enviado doses em quantidades inferiores às solicitadas, resultando na necessidade de redistribuição parcial em âmbito estadual. Neste ano, a Secretaria solicitou até o momento 1,3 milhão de doses, porém foram enviadas 788,3 mil, que representa 57% do total solicitado, resultando na necessidade de redistribuição parcial em âmbito estadual”, explicou o Estado.
A reportagem do TODODIA questionou a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde por e-mail, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.