sexta-feira, 22 novembro 2024

Americana reduz mortes por acidentes de trânsito

O total de acidentes de trânsito com vítimas fatais em Americana despencou de 20 casos em 2017 para apenas sete em 2018. Embora o ano ainda não tenha terminado, a queda até aqui é significativa: 65%.

O levantamento foi feito pelo TODODIA com base em registros atualizados até anteontem pelo Governo do Estado de São Paulo e consideram exclusivamente as vias municipais, já que Americana integra o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, conveniado com o governo estadual, e trabalha com a meta de reduzir os acidentes de trânsito pela metade até 2020.

Os acidentes de trânsito que mais resultaram em mortes em Americana foram os atropelamentos. Foram nove vítimas fatais entre 2017 e 2018.

O registro mais recente ocorreu no último sábado (12), quando uma idosa de 72 anos morreu após ser atingida por um carro enquanto caminhava na calçada da Escola Estadual Professora Niomar Apparecida Mattos Gobbo do Amaral Gurgel, no Parque Gramado. Dois veículos se chocaram na esquina das ruas Luiz Urbano e Alfredo Spinolla de Mello e um deles invadiu a calçada, atropelando Maria Soares Batista e, em seguida, batendo no muro da escola.

Além dos atropelamentos, que resultaram em nove mortes entre 2017 e 2018, as colisões – quando os veículos estão em movimento – e os choques, classificados quando o veículo colide com outro automóvel ou contra objetos parados, como postes, muros e caçambas, foram responsáveis, ao todo, por 14 mortes entre 2017 e 2018.

Se considerados os dois anos, as fatalidades na cidade se concentram mais na Avenida Antonio Pinto Duarte, conhecida como “Três Pistas”, e na Rua Orlando Dei Santi, paralela à mesma avenida.

META ATÉ 2020
A Prefeitura de Americana tem como meta reduzir pela metade o número de acidentes até 2020. Para isso, investe na mobilidade urbana e na conscientização da população para um trânsito mais seguro. O município integra o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e está conveniado com o Governo do Estado para alcançar a redução de pelo menos 50% nos índices.

Para isso, a UTRANSV (Unidade de Transportes e Sistema Viário) adotou medidas como campanhas de conscientização de trânsito, a instalação de radares e lombadas eletrônicas, melhoria na sinalização viária, instalação de placas de advertência, entre outras. Estas ações, segundo a Unidade, ajudam na redução do número de mortes.

A UTRANSV também contratou a empresa Tranzum para estudos de remodelação viária na cidade, visando melhorar a fluidez e reduzir o número de acidentes e atropelamentos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também