sexta-feira, 26 abril 2024

Americana vira referência como atacadista de moda

Fabricantes de confecção de Americana estão apostando em uma nova estratégia para conquistar o mercado e ampliar suas vendas. O shopping das fábricas, instalado às margens da Anhanguera, na principal entrada de Americana, passou a concentrar os negócios da moda atacadista na região, dispensando lojistas de manter estoques e atendimento no varejo. Muitas confecções também deixam de gastar com a infraestrutura necessária a todo ponto de vendas, como estacionamento e segurança, para escoar a produção. O resultado desta ação leva Americana a ter hoje o segundo maior atacadista de moda do interior paulista, segundo os próprios fabricantes. 

A concentração de fabricantes permite oferecer mercadorias a um preço mais vantajoso e com mais conforto para o público consumidor, como explica a gerente administrativa do shopping de fábrica, Viviane Ginetti. “Com a concentração de fabricantes no mesmo espaço, nós conseguimos fazer com que o cliente atacadista ganhe tempo e encontre tudo que procura num único lugar, gerando bons negócios e de forma ágil”, diz. 

Vendendo mais, o setor consegue capital de giro para manter a própria produção em tempos de crise. 

Em Americana, o shopping de fábrica instalado próximo à Rodovia Anhanguera tem um mix de 80 lojas – a maioria com confecção própria – nas categorias moda feminina e masculina, infantil, plus size, moda praia e fitness, lingerie e jeans. Em São José do Rio Preto, distante 585 quilômetros da cidade, outro atacadista de moda reúne cerca de 150 lojas. São os maiores do interior. 

Proprietária de uma confecção e instalada há seis anos no shopping de fábricas, a modelista Sandra Alexandrina Timpurim Solda atende clientes vindos de um raio de 200 quilômetros de Americana. “Tenho clientes em várias cidades: Americana, Piracicaba, Sumaré, Nova Odessa, Campinas, Valinhos, Monte Mor, Limeira, São Carlos, Ribeirão Preto. Num raio de 200 quilômetros a gente tem cliente, tudo em torno de Americana”, declarou. A marca criada por Sandra gera 20 empregos diretos e pelo menos o dobro de indiretos. “A gente tem costureira fora, bordadeira, estamparia”, enumera. 

Ela é entusiasta do modelo de vendas por atacado. “A gente atende muitos clientes diferentes e o cliente da região, o lojista, tem a vantagem de estar perto, não precisa viajar para buscar mercadoria para a loja dele. E para a gente é muito bom atender a região, a gente consegue colocar nossa marca onde a gente mora e nas cidades ao lado”, disse. 

A diretoria do shopping de fábrica não revela volume de negócios, mas estima receber em média dois mil atacadistas e sacoleiras por mês, com maior fluxo de clientes às terças e quartas-feiras. 

Este batalhão é atendido por 330 pessoas, entre funcionários do shopping e das lojas de fábrica instaladas no local. “Lojistas e sacoleiras não precisam se preocupar com segurança, trânsito, pois o oferecemos o que há de melhor no mundo da moda”, garante. 

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