A região do Jardim São Roque recebeu na manhã desta sábado (01), o plantio de 150 mudas de árvores, que foram plantadas cerca de 100 crianças que estiveram no local, o evento marcou a implantação do Bosque Inclusivo.
A união entre a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Americana e o Rotary Club marcou o encerramento do mês do Meio Ambiente e também em comemoração aos 100 anos do Rotary no Brasil.
A atividade contou com a participação de crianças autistas, cadeirantes e com deficiência visual, que colocaram seus nomes nas árvores plantadas.
O prefeito em exercício Odir Demarchi participou da ação, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira.
“Um local totalmente recuperado, que antes era usado como depósito de lixo e entulho e agora se tornou o Bosque Inclusivo. A Secretaria de Meio Ambiente dará toda a manutenção necessária aqui, juntamente com o Rotary. Parabéns ao Rotary pelo centenário. Parabéns a todos os envolvidos nessa ação”, disse Odir.
“É um momento muito importante para Americana a união das crianças para promover esta ação ambiental. O Bosque Inclusivo representará todas essas crianças, que poderão acompanhar o desenvolvimento das plantas neste espaço tão especial. Parabenizamos o Rotary pela celebração de 100 anos de atuação no Brasil e agradecemos a parceria neste projeto”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira.
Foram plantadas 10 mudas de dedaleiro, 20 de cabreúva, 10 de jacarandá, 10 de canafístula, 10 aroeiras, 10 oitis, 10 jequitibás, 20 capim Zuri, 10 ingás, 10 jenipapos , 10 pau-marfins, 10 jatobás e 10 ipês-roxo.
“Uma ação de inclusão e em prol do meio ambiente que fecha a programação do mês do Meio Ambiente com chave de ouro, com a criação do Bosque Inclusivo e o compromisso de preservarmos esta área para as futuras gerações”, disse a diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Programas e Agricultura, Kátia Birke.
Durante o mês de junho, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolveu uma programação extensa para todos os públicos com a realização das atividades da Semana do Meio Ambiente e da 2ª FEAMA – Feira Ambiental Municipal de Americana, que reuniu cerca de 10 mil visitantes e mais de 60 expositores.