terça-feira, 30 abril 2024

3 a cada 10 na ‘ativa’ são empreendedores em Americana

Dados do Sebrae mostram que a cidade possui índice de 33% de pessoas donas do próprio negócio, superando a média regional 

Americana tem uma longa tradição no empreendedorismo (Foto: Arquivo / TodoDia Imagem)

Diante de um cenário econômico conturbado nacionalmente, Americana detém índice de 33% na quantidade de empreendedores e pessoas que têm o próprio negócio. O índice supera a média regional.

Dados do Sebrae apontam que a cada dez pessoas que fazem parte da PEA (População Economicamente Ativa) em Americana, três são empreendedoras. A informação foi revelada ao TODODIA pelo novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros.

De acordo com a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), Americana contabiliza 163.151 pessoas na “ativa”. Sendo assim, a cidade totaliza 53,8 mil empreendedores.

Americana, segundo o Sebrae, conta hoje com cerca de 36,5 mil negócios formais e 43,8 mil pessoas físicas que possuem algum tipo de negócio não formalizado, mostrando que 33% da população ativa tem relação direta com o empreendedorismo.

O secretário explicou que tal índice é maior que a média da região e os números mostram a vocação de Americana para o empreendedorismo. Pontuou que trata-se de uma alternativa ao emprego formal para buscar renda e independência e afirmou também que, no caso da cidade, empreender é uma tradição passada de pais para filhos.

“É muito importante essa porcentagem acima da média, já que a grande via alternativa ao emprego formal para se conquistar renda e independência é o empreendedorismo.

Americana tem longo histórico de empreendedores devido ao poder que o ramo têxtil sempre teve aqui. Foram formadas muitas famílias de empreendedores, e esse comportamento empreendedor em geral é passado dos pais e mães para os filhos e filhas”, disse Barros.

Conforme o Sebrae, 33% das pessoas ativas de Americana empreendem. Na região, o índice de adeptos ao empreendedorismo é de 31%.

MEIs
A cidade totaliza 19.321 MEIs (Microempreendedores Individuais) e 11.347 microempresários. Considerando empresas de maior porte, são 80.370 negócios. Os números retratam a realidade até o dia 31 de dezembro de 2021.

Barros ressaltou que, segundo metodologia do Sebrae, a análise dos dados foca no exercício da atividade empreendedora. Ou seja, mesmo que no estabelecimento tenha um gerente, a pessoa está conectada a um único negócio.

“Uma ONG (Organização Não Governamental), um instituto, uma média ou grande empresa, computa-se no mínimo uma pessoa conectada. Para efeito prático, considera-se estabelecimentos da cidade: matriz mais filiais. Profissionais liberais são considerados formais. Só é possível medir com CNPJ”, explicou o secretário. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros (Foto: Arquivo / TodoDia Imagem)

Total em empréstimos dobra em 2021

O valor total emprestado pelo Banco do Povo Paulista, em Americana, saltou 100% em 2021 comparado a 2020, segundo a prefeitura. Foram 32 contratos fechados ano passado, contra 16 em 2020.

“Pela primeira vez na história, o Banco do Povo em Americana entregou mais de R$ 500 mil em crédito em um ano. Houve aumento em relação a 2020, com o dobro de contratos fechados. Números excelentes”, disse o secretário Rafael de Barros. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também