Em balanço feito pela Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário), o Aeroporto Municipal ‘Augusto de Oliveira Salvação’ movimentou 23.062 passageiros da aviação executiva em 2023. Foram registrados 11.915 embarques e 11.147 desembarques. Números de 2023 são quatro vezes maiores que os registrados a quatro anos atrás em 2019, quando a movimentação era de 6 mil pessoas embarcando ou desembarcando.
“Estamos aumentando gradativamente o número de pousos e decolagens, além da movimentação de passageiros da aviação executiva no aeroporto municipal. Isso se deve ao crescimento da aviação na nossa região e a qualidade e segurança do nosso aeroporto”, diz o secretário adjunto de trânsito, Marcelo Giongo.
Além da comparação a 2019, o avanço no movimento do aeroporto pode ser notado ano a ano com 8.852 passageiros em 2020, 14.673 em 2021 e 22.979 em 2022. Em relação aos pousos e decolagens, foram 3.369 em 2019, 7.684 em 2021 e 10.434 em 2022.
Para Levi Rossi, administrador do aeroporto, um dos pontos que colaboraram ao aumento do movimento foram as melhorias realizadas no campo de aviação “O Aeroporto de Americana é a porta de entrada para os novos negócios e tem contribuído diretamente para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. O apoio da gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice-prefeito Odir Demarchi nas melhorias executadas recentemente, tem garantido mais segurança, seja na aviação executiva, nos hangares instalados e, principalmente, para os alunos das escolas de aviação”, destaca.
O Aeroporto já passou por uma revitalização da sinalização da cabeceira da pista e do lado externo em janeiro. Foram realizadas também a renovação da pintura do zebrado da cabeceira da pista de pouso e decolagem, vagas de estacionamento, muro de entrada, além das guias e sarjetas da via de acesso aos 28 hangares instalados no aeroporto e a vagas de estacionamento para o acesso ao terminal de passageiros, administração e restaurante.
Antes disso, já havia sido feita a revitalização da sinalização de solo das pistas de pouso, decolagem, taxiway e pátio das aeronaves e a substituição dos 170 metros de alambrado que separam o aeroporto da Rodovia Luiz de Queiroz SP-304 (SP-304).
A Prefeitura também instalou um novo acesso operacional para veículos de grande porte, como caminhões que precisam chegar até as empresas instaladas nos hangares.