Sexta, 17 Setembro 2021

Americana abre 'xepa' da vacina para público de 40 anos

AmericanaXepa

Americana abre 'xepa' da vacina para público de 40 anos

Para ser beneficiado com esta modalidade, o morador precisa ter 40 anos ou mais, independentemente de estar em grupo prioritário, e deixar o nome completo e um telefone para contato em uma das unidades básicas de saúde do município 

epa" da vacina contra a Covid-19 - que consiste na aplicação das sobras de doses ao final de cada dia, para evitar desperdícios do imunizante ( Foto: Divulgação/Prefeitura Americana)

A Vigilância Epidemiológica de Americana está cadastrando moradores da cidade com 40 anos ou mais para a chamada "xepa" da vacina contra a Covid-19 - que consiste na aplicação das sobras de doses ao final de cada dia, para evitar desperdícios do imunizante e acelerar a vacinação na cidade.

Para ser beneficiado com esta modalidade, o morador precisa ter 40 anos ou mais, independentemente de estar em grupo prioritário, e deixar o nome completo e um telefone para contato em uma das unidades básicas de saúde do município.

Se, ao final do dia de vacinação, houver disponibilidade de dose em frasco já aberto, a unidade entrará em contato com o morador. Portanto, não se trata de um agendamento, mas sim de um cadastro, segundo a prefeitura.

"A Vigilância fará a convocação das pessoas de acordo com o laboratório referente ao grupo a que elas pertencem, por exemplo, para receber a vacina da Pfizer serão chamadas as gestantes e puérperas, os deficientes permanentes, os profissionais da Educação com idade entre 18 e 44 anos, além das pessoas acima de 50 anos, público-alvo cuja vacina deste laboratório veio destinada", trouxe nota da prefeitura.

Na hipótese de não haver pessoas desses grupos, segundo a Vigilância, os demais serão convocados, mediante contato telefônico, sendo que o comparecimento deve ser imediato, caso contrário, outra pessoa será convocada.

"A xepa da vacina é somente a dose que sobrou em frasco aberto para pessoas agendadas, que por ventura faltaram, com isso não existe um número certo ou previsto a ser destinado diariamente. Contudo a média diária tem sido de dez a quinze pessoas atendidas diariamente por essa modalidade", explicou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito.

BALANÇO

Nesta quarta-feira, foram aplicadas 3.194 doses da vacina contra Covid-19 na cidade, sendo 3.175 de primeira dose e 19 de reforço. Receberam a primeira dose 2.494 pessoas com idade entre 43 e 49 anos, 178 pacientes com comorbidades, 378 pessoas com 50 anos ou mais, 19 profissionais da educação, 44 da saúde, 25 gestantes e puérperas, seis pessoas com deficiência permanente, um motorista e 30 pessoas com idade entre 40 e 42 anos que se utilizaram da "xepa da vacina".

Nesta quinta, a vacinação segue para as pessoas de 43 anos ou mais e demais públicos prioritários, somente por meio de agendamento. O total de doses aplicadas até agora é de 123.757, sendo 90.517 da primeira dose e 33.240 da segunda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 17 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/