
A Secretaria de Saúde de Americana confirmou na tarde desta segunda-feira (17), a segunda morte do ano por dengue no município. A vítima é um homem de 25 anos, morador do Jardim Boer, que faleceu em sua residência no dia 27 de janeiro.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, o paciente não possuía comorbidades. De acordo com o Instituto Adolfo Lutz, laboratório responsável pela emissão do laudo, o caso foi classificado como dengue de sorotipo 2.
O Painel de Monitoramento das Arboviroses, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, aponta que, até a tarde desta segunda-feira (17), o município contabiliza 1.140 casos prováveis da doença. Com a confirmação da segunda morte, Americana também investiga três outros óbitos suspeitos.
Ainda de acordo com o painel, no mesmo período do ano passado, o município havia registrado 138 casos prováveis de dengue e nenhum óbito, o que representa um aumento de 726% no número de casos neste ano.
O primeiro óbito por dengue registrado em 2025, em Americana, foi de um homem de 41 anos, morador do Bairro Santa Cruz. A vítima apresentou os primeiros sintomas em 4 de janeiro, quando foi internada em um hospital particular de outro município, com dor muscular, dor de cabeça, febre e sangramento gengival.