quarta-feira, 2 julho 2025

Americana e Santa Bárbara iniciam vacinação do público de 50 anos

Em Americana, é preciso fazer agendamento, enquanto em Santa Bárbara, a imunização ocorre sob demanda, bastando comparecer a qualquer um dos três pontos da cidade, sem necessidade de agendar 

As prefeituras de Americana e Santa Bárbara d’Oeste anunciaram nesta terça-feira (15) o início da vacinação contra a Covid-19 do público com 50 anos ou mais, sem comorbidades. O novo grupo entra na campanha a partir desta quarta. Em Americana, é preciso fazer agendamento, enquanto em Santa Bárbara, a imunização ocorre sob demanda, bastando comparecer a qualquer um dos três pontos da cidade, sem necessidade de agendar.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Americana, o agendamento deve ser realizado pelo site www.americana.sp.gov.br/saude/agendamentovacina.

Para este público, a prefeitura disponibilizará um novo ponto de vacinação no campus Maria Auxiliadora da Unisal, na Avenida Cillos, no Parque Novo Mundo, além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) onde a campanha já vem sendo feita.

A medida, segundo a Administração, contribuirá para dar mais agilidade ao processo. Mesmo com o novo ponto, é preciso agendar a vacinação.

Por enquanto, não há previsão de abertura do esquema de drive-thru – método bastante utilizado nos primeiros meses da campanha.

Nesta terça, o vereador Gualter Amado (Republicanos) fez requerimento solicitando o retorno do sistema. Nas redes sociais da prefeitura, alguns internautas também pediam a medida.

Segundo a prefeitura, além do novo ponto da Unisal, serão anunciados nos próximos dias novos pontos de vacinação com grande capacidade de recebimento de público, ainda que por agendamento, o que deve suprir a demanda.

Também de acordo com a prefeitura, está prevista a chegada de um novo lote da vacina de Oxford/AstraZeneca para esta quarta-feira. A quantidade de doses ainda não foi divulgada.

OUTROS PÚBLICOS

Está aberto, também, o agendamento para pessoas com comorbidade de 18 anos ou mais, gestantes e puérperas com e sem comorbidades com 18 anos ou mais, profissionais de saúde e de educação. Além disso, as pessoas que já tomaram a primeira dose podem agendar a segunda, tanto da vacina CoronaVac como a de Oxford/AstraZeneca.

BALANÇO

Nesta terça-feira, Americana aplicou 1.155 doses da vacina contra a Covid-19, com 1.116 da primeira dose e 39 da segunda. O total de doses aplicadas até o momento é de 105.486, com 72.414 da primeira dose e 33.072 da segunda.

SANTA BÁRBARA VACINA EM TRÊS PONTOS

Santa Bárbara d’Oeste irá manter o mesmo esquema dos últimos meses para incluir o novo público da vacinação. As pessoas com 50 anos ou mais poderão comparecer a um dos três pontos de vacinação das 9h às 17h, a partir desta quarta-feira (16). É necessário levar CPF e comprovante de residência em seu nome.

A vacinação ocorre nos ginásios municipais “Djaniro Pedroso” (Rua Prudente de Moraes, 250, Centro), e “Mirzinho Daniel” (Rua Bororós, s/nº, Jardim São Francisco), e na Casa de Maria (Rua Mococa, 510, Jardim das Laranjeiras).

Segundo a prefeitura, para agilizar o processo de identificação e vacinação, é recomendado o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado de São Paulo, a todos os públicos que vêm sendo inseridos no calendário de imunização.

Mesmo para quem havia se cadastrado no site “Vacina Covid-19”, da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, é recomendado realizar o cadastro no Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. Esse cadastro, ressaltou a prefeitura, não é um agendamento para a vacinação. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também