domingo, 21 julho 2024

Americana inicia cadastro para ‘xepa’ da vacinação em crianças

Criança com idade de 10 e 11 anos pode ser cadastrada para utilização de eventuais sobras de doses da vacina em UBSs da cidade 

Se houver disponibilidade de sobra de doses, a unidade de saúde entrará em contato com o morador em Americana (Foto: Gustavo Gomiero/Prefeitura de Americana)

A Secretaria de Saúde de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que iniciou nesta segunda-feira (17) o cadastro de crianças de 10 e 11 anos para a chamada “xepa” da vacina contra a Covid-19 – ou seja, utilizando sobras de doses referentes ao público de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, que é o grupo previsto na fase atual da campanha.

O responsável deve deixar o nome completo da criança e um telefone para contato em uma das duas unidades básicas de saúde que estão realizando a vacinação deste grupo: São Vito e Parque das Nações. Se houver disponibilidade de dose, a unidade entrará em contato com o morador. Portanto, não se trata de um agendamento, mas sim de um cadastro.

“Ressalta-se que neste primeiro momento só serão aceitos cadastros para a xepa de crianças com 10 e 11 anos sem comorbidades. As demais faixas etárias devem aguardar novo comunicado”, informa a Secretaria de Saúde.

O objetivo deste cadastro é que não ocorra desperdício de doses que sobram no frasco. Cada frasco contém 10 doses da vacina e, após aberto, devem ser aplicadas no prazo máximo de 12 horas, não sendo possível, portanto, utilizar no dia seguinte. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também