Com 85% acima de 12 anos imunizada, Saúde diz que campanhas anteriores mostram 10% de rejeição
Desde janeiro, foram vacinadas 192.783 com a primeira dose,174.089 com a segunda, 6.069 de dose única e 36.416 na terceira dose.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o total da população vacinável com 12 anos ou mais é estimado em 210.008 pessoas. Mas a Vigilância Epidemiológica esclarece que não é possível estimar um prazo para que essa população seja imunizada em sua totalidade. “Em toda campanha de vacinação é sabido que aproximadamente 10% da população não se vacina. Os motivos são o negacionismo, a insegurança e fatores de comorbidade que contraindicam o imunizante”, informou.
Até o momento, o município atingiu pouco mais de 15% de cobertura de dose adicional, considerando o prazo estabelecido de intervalo, que agora é de quatro meses após a segunda dose.
Em relação às ações para incentivar a imunização, a prefeitura reiterou que “segue divulgando em suas redes sociais e em todos os canais da imprensa sobre a importância da vacinação, para que a barreira epidemiológica seja mantida. Mas não há nenhuma ação pontual e específica para essa finalidade, mesmo porque se trata de uma ação voluntária e comportamental de cada indivíduo”.
A pasta considera como fatores de resistência à imunização a influência de fake news e também a parcela de pessoas que não puderam receber o imunizante por fatores de comorbidades diversas.
Cidade tem 20,8 mil crianças para vacinar
Após a aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) da imunização de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Americana estima que 20.845 crianças nesta faixa etária possam ser vacinadas, de acordo com dados do IBGE-2021.
No entanto, ainda não há previsão da chegada de lote específico de vacinas a esse público-alvo, já que a dosagem é diferente da usada para os adultos.
O TODODIA questionou a prefeitura sobre o esquema de vacinação em relação aos locais e a pasta informou que “será avaliado pela coordenação da campanha, juntamente com as equipes da rede básica de saúde, para traçar a logística e estratégia adequadas, de acordo com quantitativo de doses enviadas”. O município também informou que ainda não recebeu informe técnico sobre a vacina a ser administrada nos menores, para orientações aos pais.