Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher simboliza as lutas, desafios e conquistas
O mês da Mulher será celebrado em Americana com a realização de diversas atividades por meio da programação “Americana por Elas”, organizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Americana, em conjunto com as secretarias municipais, parceiros e apoiadores.
Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher simboliza as lutas, desafios e conquistas. Serão abordados temas sobre os direitos da mulher, com as participações de diversos profissionais, haverá apresentações culturais, lives, ação comunitária, homenagens, entre outras atrações.
Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Fernandes, a programação contemplará ações de reflexão e debate com temas importantes para a conscientização da sociedade. “Dentro da programação buscamos envolver a sociedade nos temas abordados e desenvolver ações de conscientização, procurando absorver todo o trabalho realizado à população para que sejam destacadas as políticas públicas de atendimento, principalmente no que diz respeito aos direitos da mulher”, disse.
PROGRAMAÇÃO
No dia 8 (Dia Internacional da Mulher) será promovido o lançamento oficial da programação, às 9h, no Teatro de Arena Elis Regina. Na ocasião, será realizada a posse do Comitê Americana por Elas; o lançamento da campanha digital #americanaporelas; homenagem a mulheres da comunidade; e apresentação do Quarteto de Cordas; além de café da manhã.
No dia 9, das 9h às 12h, será promovida uma Ação Comunitária abrangendo o território da região da Vila Mathiensen, na Casa de Dom Bosco, na Rua dos Colibris, 235, no Jardim dos Lírios. Haverá palestra com a psicóloga Fernanda Joly Milanez e apresentação do Centro Cultural Candeeiro e Baque Mulher.
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) também receberá a programação. No dia 11, às 7h30, Léa Amabile irá abordar o tema “Qual o lugar da Mulher na sociedade hoje” com os servidores da autarquia.
No dia 16, às 14h, será realizada uma live com o tema “Gravidez na Adolescência”, pela educadora sexual Marta Pasquali. Dia 22, às 19h30, acontece uma live com a historiadora Cláudia Monteiro, que irá falar sobre o tema “Interseccionalidade entre gênero, classe e etnia”. A live “Mulheres nos espaços de poder e política”, com a advogada Cláudia Luna, será realizada no dia 29 de março, às 19h30, encerrando a programação do mês da Mulher de Americana. Os links de acesso às lives estarão disponíveis no site da prefeitura – www.americana.sp.gov.br -, no banner da programação