Chamamento público está previsto para a contratação do serviço, incluindo profissionais e aluguel do imóvel
A Secretaria de Saúde de Americana informou nesta terça-feira (2) que a cidade terá uma residência terapêutica para atender pessoas com transtornos mentais graves e o objetivo será desinstitucionalizar o paciente.
De acordo com a Secretaria de Saúde, um chamamento público está previsto para a contratação do serviço, incluindo equipe de profissionais e aluguel do imóvel. As informações foram enviadas à Secretaria de Administração, que está elaborando o edital para publicação e posterior contratação.
“Com a residência terapêutica implantada será possível atender melhor a demanda, porque muitos pacientes serão assistidos no próprio município, voltando ao convívio em sociedade e melhorando a qualidade de vida”, explicou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
De acordo com a Política Nacional de Saúde Mental, as residências terapêuticas são uma alternativa de moradia para pessoas que estão internadas há anos em hospitais psiquiátricos, devendo ser desinstitucionalizadas e reinseridas ao convívio social.
Segundo a Prefeitura, essas residências podem servir de apoio a usuários de outros serviços de saúde mental, que não contam com suporte familiar e social suficiente para garantir espaço adequado de moradia.