quarta-feira, 5 fevereiro 2025

Autoridades da região prestigiam Legislativo em inauguração da nova sede da Câmara de Americana

A solenidade aconteceu na manhã deste sábado e expôs melhorias disponíveis no novo prédio 

A solenidade contou com a participação de autoridades de cidades vizinhas e realizou homenagens à história do Legislativo na cidade (Foto: Leonardo Matos/ TodoDia Imagens)

(Foto: Leonardo Matos/ TodoDia Imagens)

A Câmara Municipal de Americana inaugurou a nova sede do legislativo na manhã deste sábado (4). A solenidade contou com a participação de autoridades de cidades vizinhas e realizou homenagens à história do Legislativo na cidade. O novo endereço da Casa de Leis é a Avenida Monsenhor Bruno Nardini, no Jardim Miriam, em um prédio de 3.800 m², denominado “Paço 15 de Janeiro”, que já funciona desde março. A antiga localização era no edifício que abrigava o colégio Divino Salvador, onde a Câmara esteve instalada por 14 anos.

A solenidade contou com a presença de ex-vereadores de Americana, além dos parlamentares atuais, prefeitos e vereadores das cidades vizinhas e deputado federal, que prestigiaram o Legislativo da cidade. “Acho que é um momento histórico para a cidade de Americana, onde nós sempre buscamos a credibilidade do Poder Legislativo”, disse o vereador Thiago Martins (PV), presidente da Câmara. “Hoje é um motivo de alegria ver uma festa dessa com autoridades do Estado inteiro”, complementou.

O evento expôs melhorias apresentadas no novo prédio, que possui dois andares com acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A solenidade também trouxe exposições sobre o novo plenário, com infraestrutura para receber a população, e a inclusão de intérprete de Libras nas transmissões da TV Câmara. As autoridades também destacaram vantagens do novo contrato de locação, que resultou em uma economia de mais de R$ 200 mil por ano.

De acordo com comunicado do Legislativo, a nova sede também proporciona wi-fi gratuito para visitantes e participantes de sessões ordinárias, reuniões e audiências públicas, vagas especiais de estacionamento para os visitantes e vagas reservadas para pessoas com transtorno do espectro autista, fácil acesso de carro e transporte público e incentivo aos meios de transporte alternativos com a instalação de bicicletário para visitantes e funcionários.

Homenagens
O novo espaço passará a expor o livro ata da primeira sessão na recepção da sede. O livro, guardado há 97 anos no Arquivo Histórico do Legislativo, é exposto publicamente pela primeira vez. A solenidade foi aberta ao público e contou com a apresentação da Banda Municipal de Americana “Monsenhor Nazareno Maggi”.

O nome da nova sede “Paço 15 de Janeiro” faz homenagem à primeira sessão realizada na história do Poder Legislativo Municipal, ocorrida em 15 de janeiro de 1925.

O vereador Thiago Martins comenta que a data marca os primeiros passos de Americana como cidade emancipada, com a eleição dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito. “Nada mais justo que nomear a sede da Câmara em homenagem ao primeiro capítulo dessa rica história”, disse. A solenidade também fez homenagem aos ex-presidentes da Câmara Municipal.

Na nova sede, a população ainda pode participar ativamente dos trabalhos do Legislativo nas sessões ordinárias, audiências públicas, reuniões, debates e sessões solenes. A Câmara ainda oferece a possibilidade de cessão de espaços e salas, por meio de autorização, para reuniões de conselhos municipais, entidades e sociedade civil. 

PREFEITO
O prefeito Chico Sardelli participou da solenidade por vídeo, já que foi diagnosticado com Covid-19 nesta semana e destacou a importância Poder Legislativo. “Eu por quase 20 anos militei como deputado e digo que o que vale efetivamente é o parlamento, a Câmara de Vereadores, a Assembleia Legislativa e no nosso governo federal a Câmara dos Deputados”, disse.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também