Em entrevista à Rede TODODIA, Wendel Santos, coordenador de planejamento da GAMA, explica sobre o treinamento e outras ações para proteção dos estudantes
Por Nayara Lourenço
Nessa segunda-feira (19), o Botão do Pânico começou a ser disponibilizado nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Americana, após os recentes ataques nas unidades escolares. Além disso, na última sexta-feira (14) foi realizado um curso de capacitação aos educadores para utilização do dispositivo e outras orientações. Em entrevista à Rede TODODIA, o coordenador de planejamento da GAMA (Guarda Municipal de Americana), Wendel Santos, explica sobre o treinamento e as ações que visam a segurança dos estudantes.
“Na última sexta-feira, tivemos em torno de 200 participantes, dividimos em quatro turmas, duas na parte da manhã e duas na parte da tarde, onde pudemos mostrar como seria o funcionamento do botão de pânico. Antes do treinamento, eles fizeram um cadastro, baixaram o aplicativo nos seus celulares, e quando vieram fazer o treinamento, os educadores saíram daqui com o botão do pânico já ativo”, afirma Wendel.
“A questão do Escola Segura é a implantação das câmeras de monitoramento, onde as imagens serão enviadas para a Guarda Municipal, o aumento dos guardas municipais para trabalharem diretamente nas escolas, isso já acontece desde a semana passada. Esse trabalho que intensifica o patrulhamento nas escolas é o que vem ajudando na proteção das nossas crianças”, acrescenta o coordenador de planejamento.
Ainda durante a entrevista, a Rede TODODIA perguntou o posicionamento da corporação em relação ao projeto que será discutido nesta terça-feira (18), em regime de urgência, na Câmara Municipal de Americana. O projeto regulariza o trabalho dos guardas municipais nos dias de folga para atuarem nas escolas municipais.
“Isso vai ajudar muito na questão da segurança em si. De fato, vai ter um guarda por escola e isso vai ajudar na proteção, tanto as viaturas que estarão em patrulhamento no entorno, quanto um guarda por escola”, conclui Wendel.