Câmara de Americana aprova exigência de curso superior para secretários municipais
Proposta de emenda à Lei Orgânica recebeu 17 votos favoráveis na primeira discussão e será votada novamente no dia 20

A Câmara Municipal de Americana aprovou, em primeira discussão, um projeto de emenda à Lei Orgânica que exige formação em curso superior para secretários municipais e diretores de departamentos. De autoria do vereador Dr. Wagner Rovina (PL), a proposta recebeu 17 votos favoráveis e teve uma ausência durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (13).
Pelo texto, a graduação deverá ser reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e, preferencialmente, compatível com a área de atuação da respectiva secretaria ou órgão.

A proposta também estabelece requisitos e impedimentos para a nomeação de ocupantes de cargos como administradores regionais.
Qualificação na gestão pública
Segundo o autor, a medida busca atualizar a legislação municipal e estabelecer critérios mínimos de qualificação para o preenchimento das funções públicas.
“O objetivo é aperfeiçoar a redação da legislação municipal. Trata-se de medida que fortalece a transparência, a profissionalização da gestão pública, a segurança jurídica e a eficiência administrativa”, afirmou Rovina.
O vereador também defendeu que a mudança alinhe a Lei Orgânica às práticas de governança pública e à busca por uma administração mais qualificada e comprometida com o interesse público.
Segunda votação
O projeto será votado em segunda discussão na próxima terça-feira (20), às 13h30, durante sessão extraordinária no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.
A sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara, pelo site oficial, pelos canais da Câmara no YouTube, Facebook e Instagram, além do canal 4 da Claro TV.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Motorista fica ferido após carro bater na traseira de caminhão em Americana
Condutor sofreu fratura no fêmur e escoriações no rosto; acidente ocorreu na madrugada deste sábado, na Avenida Nossa Senhora de Fátima
Reitor da PUC-PR e natural de Americana, Rogério Renato Mateucci morre em acidente nos EUA
Ele tinha 55 anos e estava em viagem a trabalho no Arizona; morte provocou manifestações de pesar de universidades e autoridades
Fim da escala 6×1 expõe opiniões divergentes entre trabalhadores e comerciantes de Americana
Trabalhadores destacam benefícios para a qualidade de vida, enquanto lojistas apontam possíveis impactos nos custos e na organização das equipes
