Clube dos Cavaleiros afirma que total de 150 câmeras estarão instaladas em todo recinto; vigilância terá 600 homens
Com início nesta sexta-feira (10), a 34ª edição da Festa do Peão de Americana informou o investimento feito na segurança do evento. Serão 16 câmeras de inteligência de vídeo, posicionadas nos acessos dos três estacionamentos e em todas as entradas de pedestres.
Serão monitoradas e capturadas imagens das placas de motos, vans, carros e ônibus, bem como o rosto de todas as pessoas. Por meio de um sistema inteligente, junto a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Americana, os dados serão cruzados e, caso exista algum registro ou conste no DVC (Divisão de Vigilância e Captura) o banco de dados da polícia com os antecedentes criminais, as autoridades competentes serão acionadas imediatamente.
Outras 134 câmeras, fixas e de movimento “speed dome”, estarão posicionadas em todo o local do evento. Todas as imagens serão transmitidas em tempo real na base de monitoramento, fazendo com que as ações sejam tomadas no menor tempo possível.
A Polícia Militar atuará no patrulhamento preventivo e ostensivo.
A Polícia Militar Rodoviária dará apoio ao sistema viário das rodovias Anhanguera e Luiz de Queiroz, as principais que dão acesso direto ao Parque de Eventos CCA, para que as rotas tenham maior fiscalização, sinalização e fluidez, evitando possíveis acidentes.
Na entrada no Parque, a Guarda Municipal terá uma base móvel, com câmera exclusiva, ajudando no monitoramento das revistas aos visitantes. O mesmo acontecerá na área interna da festa, com a base fixa da GM.
A Polícia Civil terá uma delegacia dentro do recinto para atender possíveis ocorrências. A organização contratou uma equipe de vigilância privada, com 600 homens, com treinamento de brigada de incêndio, que dará suporte ao Poder Público.
Agentes voluntários prestarão apoio ao Conselho Tutelar, preservando os direitos fundamentais das crianças e adolescentes.
Dois ambulatórios médicos estarão à disposição dos visitantes, com 40 profissionais da área de saúde. Também foram contratados brigadistas que darão atendimento nos primeiros socorros e bombeiros civis.
Nos dois telões da arena serão transmitidos vídeos institucionais com dicas e normas de segurança. “É com imensa felicidade e claro, trabalho, que Americana é considerada modelo para os demais eventos do mesmo segmento. Motivo de orgulho para nós! É uma festa para toda a família e reafirmamos nosso compromisso com o público”, disse Beto Lahr, presidente do CCA.
O Parque de Eventos CCA está rodeado de muro, com cercas de arame farpado, coibindo o acesso.