Sábado, 27 Novembro 2021

Caminhada contra o câncer de mama reúne 5 mil em Americana

AmericanaCaminhada Rosa do Bem

Caminhada contra o câncer de mama reúne 5 mil em Americana

Nem mesmo a chuva impediu a participação no evento, promovido pelo instituto Rosa do Bem, que conscientiza sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces 

11ª edição da Caminhada "Por Amor à Vida", que percorreu a Avenida Brasil, em Americana (Foto: Renato Pereira/ TodoDia Imagem)
Mesmo com a previsão de chuva, aproximadamente 5 mil pessoas participaram da 11ª edição da Caminhada "Por Amor à Vida", que percorreu a Avenida Brasil, em Americana, na manhã deste domingo (24). O objetivo do evento é a conscientização para a realização da mamografia para diagnóstico precoce do câncer de mama e faz parte da programação do Outubro Rosa, mês dedicado ao tema. Ao todo, foram 8 mil vale-camisetas trocados por 2kg de alimentos não perecíveis, que davam direito à peça, retirada pouco antes do início do evento. A presidente do Instituto Rosa do Bem, Maria Fernanda Meneghel, responsável pela organização do "Por Amor à Vida", liderou a caminhada ao lado da madrinha da mobilização, a ex-primeira-dama de São Paulo Lu Alckmin.

"É um prazer e uma realização muito grande estar aqui hoje mais uma vez celebrando a vida dessas mulheres que venceram essa luta e pela conscientização sobre a importância do exame", disse Maria Fernanda. Lu Alckmin destacou a importância de fazer parte da mobilização. "É uma honra enorme ser madrinha e participar dessas 11 edições. É preciso parabenizar a Maria Fernanda e todos os parceiros que colaboraram, além dos participantes que deram o exemplo. Hoje é um dia de chuva e mesmo assim tanta gente veio prestigiar. É um evento duplamente grandioso, porque além de conscientizar para os exames ainda promove a doação de alimentos. Americana é um exemplo para o país", disse.

Os participantes se concentraram no CCL (Centro Cultural e Lazer) de Americana, de onde partiu a caminhada, seguiram pela Avenida Brasil até o Parque Ecológico Municipal Cid Almeida Franco e voltaram ao CCL. "Estamos levando essa mensagem da importância do diagnóstico precoce", lembrou a organizadora no início do percurso, pedindo um minuto de silêncio a pacientes que perderam a batalha contra a doença.

Giane Aline Reame, que acompanhava a caminhada em cima do carro de som, à frente do grupo, comemorava por estar curada em menos de um ano e agradecia pelo apoio recebido pelo Instituto Rosa do Bem. "É a celebração da vida e a comemoração pela minha vitória, pela minha cura", contou emocionada. Ana Cristina da Silva, também curada da doença, ressaltou o papel do instituto nesse processo. "É um dia de muita alegria. Eu fui curada por meio desse instituto e sigo meu tratamento com a ajuda dele e quero comemorar pela minha vitória e das minhas amigas", disse. Maria Helena Oliveira participa do evento desde 2018, quando também venceu a doença. "Agradeço muito por estar aqui."

Os prefeitos de Americana, Chico Sardelli (PV), e de Nova Odessa, Claudio José Schooder, o Leitinho (PSD), também estiveram no evento, além do vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi (PL), e do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB). "É um momento muito bonito de conscientização e principalmente de celebração à vida", disse Demarchi. A caminhada durou cerca de uma hora e foi acompanhada por equipes da Gama (Guarda Municipal de Americana).

Nova Odessa

Na manhã do último sábado (23), Nova Odessa também promoveu evento de conscientização da importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. A Caminhada Outubro Rosa, realizada pela prefeitura da cidade, fez a troca de 600 camisetas também por 2kg de alimentos não perecíveis, e os participantes seguiram do Paço Municipal, na Avenida João Pessoa, até a Praça Central José Gazzetta, na Avenida Carlos Botelho. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/