Terça, 26 Outubro 2021

DAE: vereadores criticam serviço de terceirizada

AmericanaDAE

DAE: vereadores criticam serviço de terceirizada

Parlamentares reclamam de trabalho "meia boca"; autarquia diz que fiscaliza 

Mão de obra | Trabalhadores realizam serviço de manutenção em rede de água
Dois vereadores criticaram duramente o trabalho realizado pela empresa contratada pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana nas ruas da cidade. Marcos Caetano (PL) e Gualter Amado (Republicanos) falaram do tema na sessão da última semana e pediram providências à autarquia. O DAE afirma que só paga a empresa após o trabalho ser executado satisfatoriamente.

Conforme mostrou o TODODIA no mês passado, o DAE contratou emergencialmente, por três meses, uma empresa para reforçar o trabalho de reparos e manutenções feito pelas equipes da autarquia. O investimento no período será de R$ 1,9 milhão. Atualmente, segundo a prefeitura, o departamento executa cerca de 70 intervenções por dia na cidade.

O edital prevê que a empresa contratada execute serviços de manutenção em redes e ligações de água e esgoto, execução de ligações de água e esgoto por método destrutivo, ligações de água por método não destrutivo, mudanças de cavalete, substituição de redes de esgoto, entre outros.

A empresa contratada irá atuar ao lado das equipes dos concursados ao longo de três meses.
O trabalho da terceirizada, no entanto, tem desagradado os vereadores, que usaram seus tempos de discurso na Câmara para falar sobre o tema.

Segundo os parlamentares, por não ser feito como deveria, o serviço acaba precisando de novas intervenções.
"Hoje eu vi o que está acontecendo. Não tem fiscalização, a empresa faz o trabalho para refazer novamente, para o dinheiro público gastar novamente. Tem uma empresa aí contratada pelo DAE e o serviço está ficando uma porcaria, meia boca. Gostaria que as pessoas do DAE que contratam essas empresas que ponham fiscalização. Não são os funcionários do DAE que fazem errado, são as empresas contratadas, porque se os funcionários do DAE fossem fazer, ficaria muito melhor o trabalho. Teria que ter alguém que verificasse a obra e só depois fazer o pagamento", criticou o vereador Marcos Caetano.

Gualter Amado falou em seguida e também atacou a qualidad do serviço que vem sendo prestado, citando inclusive um reparo na rede de água feito dias antes no Parque das Nações.

"Essa semana acompanhei a empresa na Rua Índia. Era a quinta vez que se fazia o mesmo serviço, eles viraram as costas, e o vazamento permaneceu. É uma vergonha. Eu venho falando aqui há muito tempo já sobre os ramais, não adianta ficar fazendo paliativo e Americana com recorde de perda de água tratada", disse o vereador durante a sessão.

NOTA

Por meio de nota oficial, o DAE afirmou que "todos os serviços executados por terceirizadas são fiscalizados pela autarquia, que faz as vistorias e avaliações para, posteriormente e após o aceite do serviço, efetuar o pagamento". 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 26 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/