quinta-feira, 2 maio 2024

Ex-reitor da Basílica de Americana, Padre Pedro Leandro é expulso pelo Vaticano

Acusado de abuso sexual contra ex-coroinhas da igreja, pároco é desligado de suas funções, segundo comunicado da Diocese de Limeira nesta sexta-feira 

(Foto: Reprodução)

Ex-reitor da Basílica de Santo Antônio de Pádua, em Americana, o Padre Pedro Leandro Ricardo foi demitido pelo Vaticano. O desligamento foi comunicado no início da tarde desta sexta-feira (11) pela Diocese de Limeira, ao qual o pároco respondia.

De acordo com a nota enviada pela Diocese, assinada pelo bispo Dom José Roberto Fores Palau, a partir de hoje o Padre Leandro não poderá mais exercer o ministério sacerdotal de maneira válida e lícita.

“A Diocese de Limeira faz saber que o Santo Padre, o Papa Francisco, por solicitação da Congregação para a Doutrina da Fé, após procedimento canônico próprio, decidiu pela aplicação, para o bem da Igreja, da pena de demissão do estado clerical ao senhor Pedro Leandro Ricardo”, diz a nota.

Desde setembro do ano passado, o padre aguarda por sentença do processo que responde por atentado violento ao pudor contra quatro ex-coroinhas em Araras (SP), iniciado em julho de 2021. Ele já havia sido afastado das funções na Basílica de Santo Antônio em janeiro de 2019.

Os crimes teriam acontecido entre 2002 e 2005. Uma das denúncias é de que Leandro teria realizado sexo oral em um adolescente depois de levá-lo à casa paroquial e oferecer bebida ao menor. Em outra ocasião, o pároco teria passado a mão pelo corpo de um menino de 11 anos, enquanto o vestia com uma batina. Leandro é ainda acusado colocar nos órgãos sexuais dos adolescentes durante viagens.

O padre sempre negou as acusações. A reportagem busca contato com o ex-sacerdote para comentar a decisão divulgada pela Diocese. 

O advogado das vítimas, Roberto Tardelli, afirma que a notícia sobre a demissão de Leandro foi recebida com tranquilidade e serenidade, “Nós sabíamos desde a primeira conversa informal com as vítimas que estavam dizendo a verdade. A primeira manifestação organizada que conhecemos é o tribunal canônico e se o Vaticano confirma uma acusação entendemos que o padre, que perde esse título agora, é efetivamente abusador”, comentou.

Comunicado divulgado nesta sexta-feira pela Diocese de Limeira informa sobre o desligamento do Padre Leandro pelo Vaticano (Foto: Reprodução)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também