sábado, 26 abril 2025

FAM e Delegacia de Defesa da Mulher inauguram Espaço Multidisciplinar da Mulher para vítimas de violência

Os cursos de Psicologia, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda fazem parte da parceria; atendimentos ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras

Foto: Jornal TodoDia

Nesta terça-feira (28), a FAM (Faculdade de Americana) e a Delegacia de Defesa da Mulher de Americana inauguraram o Espaço Multidisciplinar da Mulher, que tem como objetivo prestar acolhimento às vítimas de violência. Os alunos de Psicologia vão ficar responsáveis pelo atendimento.

“Esse é um espaço de extrema importância pra nós, da Faculdade de Americana e do curso de Psicologia, nós temos um compromisso social e firmar uma parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher para promover esse acolhimento, de escuta qualificada pra que essas mulheres possam falar sobre as suas dores e dificuldades é de extrema importância […] tenho certeza que serão profissionais que futuramente estarão no mercado de trabalho preparados para lidar com qualquer situação e atender de forma ética e humana à todas as pessoas que os procurarem”, afirmou a coordenadora do Curso de Psicologia da FAM, Cristiane Correia.

O Delegado José Donizeti também falou sobre a importância do espaço, com o aumento dos casos de violência. “A bem da verdade, os casos [de violência contra a mulher] têm acontecido e se anunciado na imprensa uma evolução, um aumento do número de casos, por isso é preciso a gente fazer alguma coisa […] a ideia é fortalecer as mulheres cada vez mais pra que elas se despeçam dessa situação de violência, e ao mesmo tempo também trabalhar com autores pra que não haja tanta reincidência”, relatou Donizeti.

Gustavo Azzolini, diretor da Faculdade de Americana, relatou a importância para as mulheres e também para os alunos. “Além de nós fazemos esse acolhimento inicial das vítimas, isso também é muito importante para a nossa parte acadêmica e a constituição dos nossos alunos, que vão poder vivenciar os casos e tentar minimizar um pouco o impacto nas vítimas, até mesmo para auxiliar na elaboração do boletim de ocorrência”, afirmou Azzolini.

“É muito importante um espaço onde a mulher vai se sentir bem mais à vontade para expor seus traumas e conversar com especialistas, psicológicos, além do primeiro atendimento, vai ter um pós-atendimento para as vítimas, com certeza o resultado vai ser ímpar”, afirmou Márcia Rocha, Delegada Seccional de Americana.

No local, a parceria também conta com os cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda para criação de um novo ambiente. A proposta carrega cores lilás, verde e tons terrosos, ilustrações de mulheres e frases nas paredes para tornar o espaço mais acolhedor possível.

Para o Tenente Coronel Adriano Daniel, além do amparo às mulheres, o espaço possui um efeito intimidativo aos agressores. “Essa parceria da FAM com a Polícia Civil é importantíssima por vários motivos. Primeiro, os homens que praticam violência, vão estar sabendo que as mulheres tem um espaço aqui para conversar com psicólogos e junto com a Polícia Civil, isso já tem um efeito intimidativo. Além do que se aquela mulher, infelizmente, sofrer algum tipo de violência, ela vai ter um espaço para estar bem amparada psicologicamente e bem orientada de como fazer o boletim de ocorrência e dar a devida sequência conforme manda a legislação, a fim de que crimes como esses não mais aconteçam”, explicou Daniel.

O atendimento vai ocorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 12h e 18h, na Delegacia de Defesa da Mulher, localizada na Rua São Vito, 1675, no Jardim Helena, em Americana. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também