quinta-feira, 2 maio 2024
SAÚDE

Governo Federal destina R$ 1 milhão para consultas e exames especializados em Americana

Americana é uma das sete cidades do Estado de São Paulo que foram contempladas pelos recursos federais
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação da prefeitura

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, vai destinar R$ 1 milhão em parcela única para a realização de consultas e exames especializados na Saúde de Americana. A cidade é uma das sete cidades do Estado de São Paulo contemplantas pelo benefício, junto com os municípios de Lavina, Boituva, Olímpia, Viradouro, Cordeirópolis e São Vicente.

O prefeito de Americana Chico Sardelli (PV) fez o anúncio nesta quarta-feira (5) e a portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (4). O Fundo Nacional de Saúde irá adotar as medidas necessárias para a transferência dos recursos estabelecidos ao Fundo Municipal de Saúde, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

“Nós já investimos muito na área da Saúde, pois a maior parcela dos recursos financeiros empregados na assistência vem das receitas municipais. Então, quando o Ministério da Saúde anuncia a destinação de mais verbas ao município, a gente só tem que comemorar e agradecer a toda nossa equipe da Secretaria de Saúde pelo brilhante trabalho na busca por esses recursos”, ressaltou o prefeito.

Segundo o secretário de Saúde Danilo Carvalho Oliveira, o montante destinado ao município será utilizado basicamente no custeio das consultas e exames especializados, que hoje vêm sendo realizados pelo Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas).

“A vinda desses recursos é uma grande conquista para Americana, pois vai nos possibilitar ampliar ainda mais a oferta de consultas especializadas e também de exames em geral. Atualmente isso tem sido feito pelo Cismetro, consórcio do qual o município é integrante e participa com sua cota de recursos para financiar os serviços à população”, explicou Danilo.

A habilitação para o recebimento dos recursos foi em atendimento a um pleito encaminhado ao Ministério da Saúde, sobre a execução dos serviços na área da atenção especializada. A portaria prevê que a prestação de contas sobre a aplicação dos recursos empregados no município será realizada por meio do Relatório Anual de Gestão (RAG).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também