A Prefeitura de Americana, através da Secretaria de Meio Ambiente, abriu o chamamento público para o credenciamento de empresas e OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que tem o interesse em participar da terceira edição da FEAMA (Feira Ambiental Municipal de Americana). O edital nº 01/2004 foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 28 de março.
As inscrições para participar da FEAMA, iniciam nesta quarta-feira (3) e termina dia 23 de abril, através da Central de Atendimento Digital, que será disponibilizada no site da Prefeitura. Os interessados deverão fazer o login com o e-mail pessoal ou institucional, escolher a opção “Protocolo” com o assunto “Edital Credenciamento para FEAMA”. Os documentos para o preenchimento da inscrição são: o registro comercial, no caso de empresa individual; ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado; inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhados de prova da diretoria em exercício; comprovante de inscrição municipal emitido pela Prefeitura.
Podem participar empresas do setor gastronômico, agricultores, horticultores interessados em comercializar alimentos e bebidas na área gastronômica e produtos provenientes da agricultura, Organizações da Sociedade Civil e unidades de ensino público municipal e estadual, com o objetivo de expor e comercializar artesanato no evento. A FEAMA (Feira Ambiental Municipal de Americana) será realizada no dia 2 de junho, no CCL (Centro de Cultura e Lazer).
“O chamamento é uma forma de darmos oportunidade e valorizarmos o comércio local, incentivar a agricultura, a segurança alimentar, a sustentabilidade, o reaproveitamento de resíduos e a arte. A FEAMA é um evento amplo e acessível a todos e foi criada pensando na educação ambiental, agricultura urbana, visando a sensibilização da população para as questões ambientais”, diz o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.
Serão credenciadas sete empresas do ramo de alimentação, que tenham algum prato típico contendo vegetais em seu cardápio, três empresas do ramo de comércio e bebidas, dez agricultores e horticultores, cooperativas ou associações de agricultores, até trinta OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e até dez unidades de ensino público municipal ou estadual para exposição e comercialização de artesanato, objetos e mobiliários confeccionados com reaproveitamento de resíduos e materiais.
“A temática ambiental é o foco da FEAMA, que busca reunir diversos segmentos e ações que promovem a sustentabilidade, como novas tecnologias, materiais educativos, exposição de hortaliças, artes e cultura, além de mobilizarmos as unidades escolares com apresentação do resultado dos concursos Água e Resiliência e Campeonato de Arrecadação de Tampinhas, Lacres e Blisters. Nesta integração, os parceiros expõem e divulgam seus produtos, alunos e professores recebem os prêmios dos concursos e a população se atualiza sobre as novidades e conhece de perto os inúmeros projetos ambientais desenvolvidos no município”, explica a diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, Kátia Birke.
Durante a realização da inscrição, as empresas interessadas, somente as que forem fazer uso da praça de alimentação (entidades, agricultores, expositores e escolas não pagam), deverão indicar uma entidade beneficente da cidade, preferencialmente voltada à defesa ambiental, proteção de crianças, adolescentes, idosos ou pessoas com deficiência, que receberá doação da importância da taxa de inscrição no valor de R$ 250,00.
A divulgação das credenciadas será feita mediante publicação no Diário Oficial do Município até dia 30 de abril e ficará disponível para consulta no site da Prefeitura de Americana.