quinta-feira, 24 abril 2025

Jatobá com mais de 100 anos foi removido em Americana

 É uma árvore grande, possui 30 a 40 metros de altura, e tem tronco reto, com cerca de 2 metros de diâmetro e casca grossa com até 3 centímetros

Um jatobá com mais de 100 anos foi removido próximo ao cruzamento com as ruas Dr Candido Cruz com a 30 de julho em um terreno particular em Americana.

O jatobá é uma árvore grande, possui 30 a 40 metros de altura, e tem tronco reto, com cerca de 2 metros de diâmetro e casca grossa com até 3 centímetros. É uma espécie típica do Cerrado, e pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil, principalmente no Norte e Sudeste, e em quase todo o continente americano.

Um morador tirou uma foto do Pé de Jatobá antes dele ser extraído , o mesmo que não quis se identificar ficou revoltado com caso . Já a nossa equipe de reportagem da Tv Todo dia teve acesso a um dos apartamentos que fica próximo ao imóvel particular , um dos moradores autorizou a entrada e na parte de cima do local ,conseguiu tirar uma foto da árvore já removida.

Por ser um patrimônio histórico e raro ,questionamos a Prefeitura de Americana e a Secretaria do Meio Ambiente para verificar se houve uma autorização para remoção da árvore.

Nota da Secretaria

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, trata-se de espécie arbórea no interior de imóvel particular.
Por solicitação do proprietário, em procedimento licenciatório, de acordo com Lei Municipal 5133/2010, a Secretaria analisou o laudo apresentado pelo responsável técnico, onde manifestou que não foi encontrada outra alternativa para implantação de empreendimento predial no local.

Foi firmado um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, o responsável deverá plantar 25 mudas de espécies arbóreas nativas, na bacia hidrográfica do município, comprometendo a realizar a manutenção até a auto sustentação do plantio, de acordo com a Resolução SMA 32/2014.
Posteriormente foi lavrada a Autorização 05/23.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também