O Lar dos Velhinhos recebeu doações de guardanapos das alunas do CUCA (Centro Universidade do Conhecimento de Americana) nesta terça-feira (04). Os guardanapos foram personalizados pelas docentes do curso de patchwork que serão usados como brinde no bingo que a entidade realizará nesta sexta-feira (7), às 19h, na Praça 13 de Maio, no bairro São Domingos em Americana.
A unidade oferece, além dos cursos de costura, um módulo específico com objetivo no reaproveitamento de sobras de tecido para a confecção de produtos de cama, mesa e decoração. Também na utilização dos retalhos, material que geralmente vão para o lixo, muitos desses produtos são doados à comunidade.
A coordenadora do Lar dos Velhinhos, Rebeca Esposito, que esteve presente na unidade de ensino na companhia da Regina Ferreira da Silva explicou sobre a instituição. “Somos uma instituição filantrópica, que sobrevive de doações, e esses guardanapos serão revertidos em prenda para o bingo para arrecadação de recursos,“disse a coordenadora.
No mês de maio, o Lar dos Velhinhos também recebeu arrecadação de almofadas confeccionadas pelas alunas do curso de retalhos com técnicas de patchwork do (CUCA) unidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.
“O curso de reutilização de retalhos usa material que seria descartado para transformá-lo em mercadorias comercialmente lucrativas. Além de gerar renda, as alunas também podem fazer uma boa ação, contribuindo com a comunidade, como no caso da doação desses guardanapos para o Lar dos Velhinhos”, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros reforçou a importância da reutilização de materiais que são descartados.
Através das técnicas de patchwork desenvolvidas durante as aulas, as alunas confeccionam jogos americanos, capas para almofadas, capas para galão de água, toalhas de mesa, sacolas, e outros acessórios.
Para confeccionar os guardanapos, as docentes contaram com a doação de tecido branco da empresa Oscar Berggren um tecido colorido 100% algodão utilizado nas aplicações foi doado pelas próprias alunas.